Armando os Falcões com bombas

 

Por Emídio Neto

Em suas atividades de exercício de adestramento dos pilotos em missões de ataque ao solo, as aeronaves AF-1 Skyhawk do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil decolavam armadas com três bombas tipo BEX (Bomba de Exercício) de 11,25Kg, as quais eram lançadas no estande de tiro da FAB, situado no município de Maxaranguape/RN, distante 70 Km de Natal.

Os artefatos bélicos utilizados no exercício foram trazidos diretamente da base do Esquadrão VF-1, situado no município de São Pedro D´Aldeia/RJ, em um processo logístico que contou com o apoio de um C-130 da FAB.

Os procedimentos para armar cada Falcão com as BEX é o mesmo de armá-lo com as bombas reais MK-82 de 500lbs, necessitando dos militares envolvidos a mesma perícia, habilidade, conhecimentos e habilitação dos armamentistas envolvidos.

Vieram para o exercício quatro armamentistas, um sub oficial supervisor de armamento e três sargentos armamentistas. Entre uma surtida e outra das aeronaves em suas missões de bombardeio, os armamentistas trabalhavam arduamente para garantir que os aviões estivem armados e preparados para a próxima missão.

O trabalho dos armamentistas começou logo que as aeronaves chegaram à BANT-Base Aérea de Natal, para as operações do exercício de adestramento. Inicialmente foi feita a instalação de um TER – Triple Ejector Rack (um pilone com três pontos de fixação de bombas) em cada aeronave. O dispositivo é instalado no ventre da aeronave. Com o TER instalado, o procedimento detalhado a seguir, se repetia missão após missão.

Primeiro são feitos os testes elétricos de disparo, para garantir que quando o piloto acione o botão de disparo no manche da aeronave haja a descarga elétrica necessária para a liberação das bombas. Teste feito, os armamentistas agora procedem com a instalação das três bombas, que ficam presas no TER por uma trava.

As bombas precisam ficar bem firmes e para isso são ajustados um a um os parafusos dos apoios de fixação, isto é feito manualmente com uma chave de boca, apertando ou afrouxando as porcas, dando assim a firmeza necessária para que as bombas fiquem fixas e que o dispositivo de liberação das bombas funcionem perfeitamente na hora dos disparos feitos pelo piloto.

Bombas instaladas e firmemente fixas, o próximo passo é a instalação dos dispositivos explosivos responsáveis por liberar a trava que segura as bombas, chamados de CAD – Cartridge Advice, que nada mais é do que uma espécie de cartucho que ao receber a descarga elétrica explode e libera forte volume de gases que são direcionados e acionam a liberação das travas, soltando assim a bomba.

Por fim são instalados os pinos de segurança das bombas, ou Safetty Pins. Estes dispositivos de segurança serão os últimos a serem desconectados da aeronave antes da decolagem, e serão mostrados ao piloto, que assim terá a certeza que sua aeronave estará pronta para cumprir a missão de bombardeio.

Após cada missão, a aeronave ao pousar se dirigia para o hangarete e imediatamente a equipe de armamento reiniciava o procedimento de armá-lo para aproxima missão. E assim foram lançadas 55 bombas durante os exercícios, sem nenhuma falha (bomba presa), ou seja, com 100% de eficiência, e isso certamente se deve à bem preparada equipe de armamentistas do Esquadrão VF-1.

O estande de tiro de Maxaranguape vem sendo sistematicamente utilizado pelo Esquadrão VF-1 desde 2001, quando foram feitos os primeiros lançamentos de mísseis pelos AF-1 Skyhawks da Marinha do Brasil. Durante este último exercício, no que se refere à armamento, a FAB deu apoio à Marinha através do BEM –Esquadrão de Material Bélico, em especial o Sargento Guilherme, ao qual agradece o Sub Oficial William, supervisor de armamento do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil.

Sair da versão mobile