Por Guilherme Wiltgen
Ao que tudo indica, a Argentina definiu a aquisição do caça sino-paquistanês JF-17 Thunder Block III, conforme consta no documento da Lei Geral do Orçamento da Administração Nacional para o Ano Fiscal do ano 2022. Nele, o Governo Argentino prevê um empréstimo de USD 664.000.000,00 para o projeto de aquisição do Sistema de Armas JF-17 Thunder-Block III, sendo USD 20 milhões de fundo para infraestrutura.
Em maio desse ano, uma delegação da CATIC (China National Aero-Technology Import & Export Corporation) esteve na Argentina para debater uma parceria em defesa com a proposta de oferecer à Força Aérea Argentina os caças JF-17. A opção pela possível aquisição do caça surgiu após o veto do governo britânico de venda de aviões FA-50 coreanos, que são equipados com aviônicos produzidos no Reino Unido.
O JF-17, produzido em parceria com o Paquistão, possui o motor de origem russa RD-39, consegue atingir velocidades de até Mach 1,6 (cerca de 1.960 km/h) e tem um raio de ação de até 1.352 km. Segundo o fabricante, ele e capaz de realizar vários tipos de missões entre elas interceptação, ataque ao solo, antinavio e reconhecimento aéreo.