O AMX, apelidado Ghibli na Força Aérea Italiana, é uma aeronave monomotor de ataque leve e reconhecimento produzida na Itália e no Brasil de acordo com as especificações emitidas em 1981 pelas forças aéreas italianas e brasileiras para substituir o G.91Y na Itália e fornecer à FAB uma nova aeronave tática (chamada de A-1) para operar em conjunto com os F-5 e os Mirage IIIEs operacionais na época como interceptadores no Brasil.
Seis protótipos foram fabricados (um foi perdido em um acidente), 136 exemplares (110 monplace e 26 biplaces, estes últimos chamados o AMX-T) foram encomendados pela Força Aérea Italiana e 56 foram encomendados pelo Brasil. As aeronaves foram entregues a partir de 1988.
O AMX operou em Kosovo, Líbia e eles ainda estão operando com sucesso no Afeganistão, aonde, desde novembro de 2009, eles voaram mais de 7000 horas provando assim a sua eficácia, baixo custo operacional e perfeita adaptabilidade à cenários muito diferentes daqueles que foram inicialmente concebidos para operar.
Em 2012, a Alenia Aermacchi concluiu o programa de atualização ACOL do AMX (Upgrade de capacidade operacional e logística – Adeguamento delle Capacità Operative e Logistiche) com a entrega de 52 aeronaves atualizados (42 monoplace e 10 biplace) para a Força Aérea Italiana.
O programa ACOL tem como objetivo a introdução de um sistema de navegação inercial / GPS (EGI-Embedded GPS / inercial) e a integração de armamento de precisão guiado por GPS. Além disso, nos 42 monoplace ocorreram melhorias no sistemas de identificação amigo/inimigo (Sistema de Identificação Amigo/Inimigo de Nova Geração) além dos sistemas de comunicação e também foram introduzidas juntamente a capacidade de uso de Óculos de Visão Noturna (NVG).
A fim de apoiar adequadamente estas novas capacidades operacionais, um moderno display colorido multi-função e um mais potente gerador de símbolos computadorizado (CSG) foram integrados à cabine.
A Alenia Aermacchi e a ItAF Reparto Sperimentale di Volo (Departamento de Vôo Experimental) colaboram como fornecedores de equipamentos, com a Selex ES participando como o principal fornecedor dos aviônicos que distingue esta nova versão do AMX (ACOL).
No Brasil, o programa de atualização A1-M está atualmente em curso, com o objectivo de atualizar a frota de AMX da FAB para mantê-los em funcionamento pelo menos até 2032.
FONTE: Alenia Aermacchi
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval