Por Marcus Kloeckner
A Alemanha comprará 45 caças dos Estados Unidos para substituir os antigos bombardeiros Tornado, segundo reportagem da mídia alemã.
Em e-mail enviado na semana passada ao secretário de Defesa Mark Esper, a ministra da Defesa Annegret Kramp-Karrenbauer disse que Berlim decidiu comprar 30 F/A-18E/F Super Hornet e 15 EA-18G Growler para substituir seus 45 caças Tornado, relatou o Der Spiegel no domingo.
Nem o governo alemão nem dos EUA confirmaram o relato do Spiegel nessa segunda-feira.
Não está claro se a Força Aérea Alemã compraria apenas a aeronave dos EUA ou se planejava comprar também o Eurofighter Typhoon, fabricado por um consórcio liderado pela Airbus.
Durante uma visita a Washington em setembro, Kramp-Karrenbauer disse que a aeronave escolhida para substituir o Tornado, que está em serviço desde a década de 1970, deve “perfeitamente” preencher o duplo papel da frota, servindo como caça-bombardeiro em guerra convencional e mantendo a capacidade de ataque nuclear transportando a bomba B61, disse o Conselho Alemão de Política Externa em um resumo de fevereiro.
Embora nenhum dos caças em operação para substituir o Tornado sejam aeronaves de dupla capacidade, o governo dos EUA disse aos alemães que o caça americano poderia ser certificado mais rapidamente do que o Typhoon para transportar a B61, conforme exigido pela OTAN.
O Growler, que têm “sensores que podem apagar os radares terrestres de um adversário durante operações aéreas”, substituiriam os recursos de guerra eletrônica dos Tornados, disse o Spiegel.
A substituição do Tornado seria uma medida paliativa antes da introdução planejada para a próxima década do Future Combat Air System, um caça multimissão de sexta geração que será fabricado por um consórcio de empresas francesas, espanholas e alemãs.
FONTE: Star & Stripes