A empresa britânica de tecnologia de baterias de lítio-enxofre (Li-S) OXIS Energy junto com a empresa Texas Aircraft estão desenvolvendo uma aeronave totalmente elétrica de asa alta, construída em alumínio aeronáutico e rebites sólidos (assim como um Cessna 172), com um design moderno e elegante.
Baseado no popular Colt S-LSA da Texas Aircraft, o eColt terá uma cabine muito confortável para duas pessoas. O avião preencherá uma demanda crescente por aviões de treinamento com zero emissão de poluentes, bem como de transporte regional no Brasil e em todo o mundo. Inicialmente, a OXIS projeta que o tempo de voo será superior a duas horas e um alcance aproximado de 200NM.
Huw Hampson-Jones, CEO da OXIS Energy, menciona que, “A tecnologia de células de Li-S da OXIS oferece benefícios significativos à aviação. Essa colaboração entre a OXIS Energy, a Texas Aircraft e duas outras empresas brasileiras com visão de futuro colocará o Brasil na vanguarda do design, fabricação e exportação da eletrificação de aeronaves regionais em todo o mundo. A parceria criará empregos altamente qualificados em todo o Brasil e proporcionará grandes exportações, tanto para produtos, serviços e expertise.”
Matheus Grande, CEO da Texas Aircraft, acrescenta, “Nos sentimos muito orgulhosos e realmente abençoados por trabalhar neste emocionante programa com a OXIS Energy. A oportunidade de estar na vanguarda da transformação da aviação privada do Brasil para propulsão totalmente elétrica é uma oportunidade incrível. Com sua cabine ampla e características de voo excepcionalmente amigáveis para o piloto, o eColt será um avião fantástico para treinamento de voo e transporte pessoal no Brasil e no mundo”.
O uso de enxofre como material não condutor fornece segurança aprimorada e superior à da atual tecnologia de íons de lítio (Li-Ion). Seu sistema de bateria de 90kWh, 40% mais leve que a atual tecnologia de Li-Ion, será alimentado por suas células “High Power” de 400Wh/kg.
O Colt S-LSA é ideal para o treinamento de pilotos de linhas aéreas comerciais por ser considerado um avião com instrumentação tecnologicamente avançada. Apesar das consequências da pandemia da COVID 19, na próxima década haverá uma crescente escassez de pilotos comerciais em todo o mundo.
Livre dos efeitos altamente poluentes do combustível à base de chumbo usado em aeronaves hoje em dia, o eCOLT da Texas Aircraft, totalmente elétrico, fornecerá uma solução eficiente e limpa para novos pilotos, ao mesmo tempo em que reduz substancialmente os custos de treinamento.
Todos os principais componentes da aeronave e sua propulsão serão fabricados no Brasil.
A aeronave será projetada e desenvolvida nas instalações da Texas Aircraft em Campinas, Estado de São Paulo. As células da bateria de Li-S serão fabricadas na fábrica da OXIS em Juiz de Fora (MG), o grupo motopropulsor será fornecido pela WEG de Jaraguá do Sul (SC) e o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS) será fornecido pelo Grupo AKAER, de São José dos Campos (SP).