Akaer – Novo avião alemão com participação brasileira começa a tomar forma

Parte da fuselagem da aeronave é fabricada pela Akaer

Deutsche Aircraft, fabricante do turboélice regional D328eco, compartilhou um marco significativo no projeto, o início da montagem da primeira aeronave de teste, batizada como TAC 1. Uma imagem divulgada mostra a fuselagem dianteira e central da aeronave sobre cavaletes em instalações da empresa na Alemanha.

Segundo a Deutsche, a fabricação do protótipo fez uso de uma ferramenta de precisão desenvolvida especificamente para cortar a fuselagem do TAC 1 e que demonstrou a expertise necessária para a tarefa.

“Estamos entusiasmados em anunciar o corte da fuselagem para o programa D328eco”, disse Nico Neumann, COO da Deutsche Aircraft. “Este marco é uma prova do trabalho duro e da engenhosidade da nossa equipe, que iniciou com sucesso o processo de desenvolvimento do TAC 1. Ele demonstra nosso comprometimento em fornecer soluções de ponta e permitir testes de voo antecipados para o D328eco”.

O programa D328eco já tem contratos garantidos para mais de 95% de seus fornecedores, entre eles a brasileira Akaer, que fabricará a fuselagem dianteira da aeronave.

O primeiro módulo deverá ser entregue no final de 2025 após ser produzido na unidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Entrada em serviço no final de 2027

Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft (DA)

O D328eco é um aprimoramento do turboélice Dornier 328 que entrou em serviço nos anos 90 e teve uma versão movida por turbofans.

A Deutsche, no entanto, ampliou sua capacidade para até 40 assentos e utilizará motores Pratt & Whitney PW127XT-S capazes de operarem com Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

A aeronave também terá aviônicos de última geração Garmin G5000 e poderá contar com uma variante de Decolagem e Pouso Curto (STOL).

Ainda não está claro quando o protótipo realizará o voo inaugural. Recentemente, a Deutsche Aircraft postergou a previsão de entrada em serviço da aeronave até não antes que o 4º trimestre de 2027.

FONTE: Mostra BID Brasil

Sair da versão mobile