Akaer e sua importante participação na fuselagem traseira do Gripen E

A Saab vem colaborando com a Akaer no desenvolvimento do Gripen, desde 2009. Atualmente, a Akaer é uma das diversas empresas parceiras envolvidas na transferência de tecnologia prevista no contrato brasileiro que trará 36 Gripens ao Brasil.

A Akaer é uma empresa de consultoria em engenharia fundada em 1992, com uma forte experiência em Aeronáutica. Em 2007, quando a cooperação entre a Saab e a Akaer começou, havia aproximadamente 70 pessoas na empresa. Atualmente, a empresa conta com mais de 300 empregados e continua crescendo.

A colaboração

“Nossa colaboração correu muito bem. Para mim, um trabalho importante como um líder técnico e responsável pela colaboração em parceria com a Akaer tem sido formar e fortalecer a equipe. Isso significa encontrar maneiras funcionais de colaboração, apesar das diferenças de fuso horário e das distâncias. Temos também a dimensão cultural e visões divergentes sobre liderança”, afirmou Erik Jylltorp, líder técnico de Fuselagem Traseira, Gripen E e Aeronáutica.

Líder brasileira em tecnologia

Em novembro de 2014, Lister Guillaumon Pereira da Silva, da Akaer, foi promovido para o cargo de líder técnico global de Desenvolvimento da Fuselagem Traseira do Gripen E. Aqui, ele compartilha sua experiência em ver a construção pela primeira vez e comenta como é estar na Suécia.

Durante a colaboração, tanto a Akaer quanto a Saab têm trabalhado constante e ativamente para o aperfeiçoamento individual e conjunto.

“De minha parte, não houve qualquer tipo de preparação especial antecipada para trabalhar com os suecos, mas minha dica para os demais é que eles devem tentar, realmente, mergulhar na cultura. Tudo fica muito mais fácil se você tem mais conhecimento, com antecedência. Estar na Suécia também é uma forma muito boa de aprender inglês”, disse, com um sorriso, Flavio Teramoto, líder de projeto da Seção Traseira do Gripen.

FONTE: Saab

Sair da versão mobile