O Eurofighter EK (Elektronischer Kampf) está chegando. Após a recente aprovação parlamentar do comité de orçamento alemão, a Airbus irá modernizar 15 caças Eurofighter da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) para uma versão de Guerra Eletrônica, equipando com o Transmitter Location System e sistemas de autoproteção da Saab, bem como mísseis anti-radar “AARGM” da Northrop Grumman. O Eurofighter EK deverá ser certificado pela OTAN até 2030 e substituirá o Tornado na função SEAD (Suppression of Enemy Air Defence).
“A Guerra Eletrônica e o reconhecimento são requisitos importantes da OTAN: os conflitos atuais e a situação de segurança mostram quão importantes são as duas capacidades”, disse o CEO da Airbus Defence and Space, Michael Schöllhorn. “A este respeito, a decisão do governo alemão de incluir uma capacidade tão importante como a Guerra Eletrônica no portfólio de capacidades do Eurofighter é uma medida importante. O EK irá adicionar esta importante capacidade ao já amplo espectro operacional do Eurofighter, ao mesmo tempo que fortalecerá a soberania e autonomia europeia”.
Com a aprovação da Comissão Orçamentária, o Eurofighter é agora oficialmente definido como o sucessor do Tornado ECR (Electronic Combat/Reconnaissance). A Airbus aguarda a ordem oficial para integrar as soluções técnicas selecionadas no Eurofighter. O contrato correspondente entre a Eurofighter GmbH, como contratante principal, e a NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency) deverá ser assinado antes do final do ano.
Com o Transmitter Location System da Saab e o AARGM (Anti-Radiation Guided Missile) da Northrop Grumman, o Eurofighter EK será capaz de detectar, localizar e desativar radares antiaéreos. Além disso, a solução Saab possui bloqueadores que melhoram a autoproteção do caça. O Eurofighter EK também possui tecnologias a bordo que foram desenvolvidas por pequenas e médias empresas e por uma start-up. Isso inclui uma solução de IA que permite analisar dados de radar a bordo e determinar rapidamente medidas precisas de autoproteção.
A Airbus está atualmente trabalhando com o escritório de compras BAAINBw, a Força Aérea Alemã e o Escritório de Aviação da Bundeswehr em um cronograma detalhado para a implementação das soluções EK selecionadas em 15 Eurofighters.
FONTE: Airbus Defence