Airbus – Protótipo VSR700 realiza primeiro vôo livre autônomo

VSR7000 Foto © Thierry Rostang

Marignane, 28 de julho de 2020 – O protótipo do sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters realizou seu primeiro voo livre. O VSR700 realizou um vôo de dez minutos em um centro de testes de drones perto de Aix-en-Provence, no sul da França.

Esta é uma etapa significativa do programa após o primeiro voo em novembro de 2019, quando o protótipo foi colocado para cumprir os requisitos regulamentares. Para possibilitar esse voo livre, a Airbus Helicopters implementou a geofencing, um perímetro virtual, que permitiu e justificou uma liberação de voo pelas autoridades de aeronavegabilidade para o vôo livre.

O programa de teste de vôo agora evoluirá para abrir progressivamente o envelope do voo. “O voo livre alcançado pelo VSR700 é um passo importante para os testes no mar que serão realizados no final de 2021 como parte dos estudos de risco para o futuro drone da Marinha Francesa”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Graças ao PlanAero francês, o programa fará uso total de duas unidades e um veículo opcionalmente pilotado para desenvolver e amadurecer os aspectos técnicos e operacionais para operações bem-sucedidas do UAS em um ambiente naval”.

O VSR700, derivado do Cabri G2 da Hélicoptères Guimbal, é um sistema aéreo não tripulado na faixa de peso máximo de decolagem de 500-1000 kg. Oferece o melhor equilíbrio entre capacidade de carga útil, resistência e custo operacional. É capaz de transportar vários sensores navais de tamanho completo por longos períodos e pode operar a partir de navios, ao lado de um helicóptero e com uma pegada logística baixa. Este protótipo do VSR700 evoluiu nos últimos nove meses desde seu primeiro voo. O programa implementou a função de geofencing, bem como um Sistema de Terminação de Vôo que permite que a missão seja encerrada, se necessário.

As modificações foram realizadas igualmente no veículo aéreo, juntamente com as evoluções e atualizações do software de piloto automático, além de modificações e reforços estruturais.

FONTE: Airbus Helicopters

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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