Airbus inicia construção do novo centro de manutenção do A400M em Wunstorf

O Centro de Suporte Airbus A400M Wunstorf está planejado para entrar em operação em meados de 2027

Wunstorf, 9 de outubro de 2023 – A Airbus lançou oficialmente a construção do novo centro de manutenção do A400M em Wunstorf. A tradicional cerimônia de inauguração na Base Aérea de Wunstorf, base da aeronave de transporte militar A400M da Força Aérea Alemã, foi realizada pelo CEO da Airbus Defence and Space, Michael Schöllhorn, juntamente com representantes de alto escalão da política e das Forças Armadas Alemãs. Entre eles estavam o Secretário de Estado Parlamentar do Ministro da Defesa, Siemtje Möller, o primeiro-ministro da Baixa Saxônia, Stephan Weil, o chefe da Força Aérea da Alemanha, o tenente-general Ingo Gerhartz e o vice-presidente do Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Apoio em Serviço da Bundeswehr. (BAAINBw) Ralph Herzog. No novo centro de manutenção, cerca de 300 funcionários farão a manutenção e manutenção de aeronaves A400M a partir de meados de 2027.

O Centro de Suporte Airbus A400M Wunstorf

“O A400M está em serviço confiável para as Forças Armadas Alemãs há mais de dez anos. Para mantê-lo assim, o novo Centro de Manutenção Airbus A400M Wunstorf é um importante passo em frente: aqui, aprofundaremos a cooperação com as Forças Armadas Alemãs e melhorar ainda mais a disponibilidade e a capacidade operacional do A400M. O novo centro de manutenção fortalecerá de forma sustentável a cooperação bem-sucedida entre a indústria e a Força Aérea Alemã”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

“A decisão da Airbus de estabelecer o novo centro de manutenção em Wunstorf é clarividente e correta. Sua proximidade com a base aérea e também com o aeroporto de Hannover garantirá a manutenção tranquila e a prontidão operacional da importante aeronave A400M. Este projeto marca um passo importante na segurança do transporte capacidades para a segurança do nosso país e para o transporte de ajuda para áreas de desastre”, disse Stephan Weil, Ministro Presidente da Baixa Saxónia.

“O A400M é uma parte indispensável da Força Aérea – seja como transportador, avião-tanque ou como MedEvac. Com o A400M, apoiamos missões da Bundeswehr e forças aéreas da OTAN no flanco oriental. Missões de evacuação de Cabul ou do Sudão seriam não teria sido viável sem o A400M. Da mesma forma, usamos o A400M para fornecer ajuda emergencial em caso de desastres naturais, como recentemente na Turquia e na Líbia. Prontidão operacional mundial com nossa frota de A400M – isso só é possível em conjunto com a Airbus”, disse Tenente General Ingo Gerhartz, Chefe da Força Aérea Alemã.

300 novos empregos, aumento de pessoal a partir de 2025

O centro de manutenção do A400M está sendo construído próximo à base aérea do Esquadrão de Transporte Aéreo 62 (LTG 62) em Wunstorf. Os custos para o centro estão na faixa dos milhões de três dígitos. A Airbus criará 300 novos empregos no centro de manutenção do A400M em Wunstorf. A busca é principalmente por pessoal de engenharia aeronáutica. De acordo com o planejamento atual e dependendo do andamento da construção, o aumento de pessoal deverá começar gradativamente a partir de 2025.

Conclusão prevista para 2026, entrada em serviço a partir de meados de 2027

Atualmente, cerca de 20 funcionários das construtoras estão no local; durante os períodos de pico da construção, mais de 500 funcionários podem trabalhar lá. A conclusão do centro de manutenção do A400M está prevista para o final de 2026. A entrada em serviço está prevista para meados de 2027, após aprovação do Gabinete de Aeronavegabilidade das Forças Armadas Alemãs.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile