Airbus helicópteros recebeu um contrato no valor de aproximadamente US$ 273 milhões para entregar mais 35 helicóptetos UH-72A Lakota para o Exército de Estados Unidos (US Army).
O contrato inclui a produção das aeronaves, materiais associados, manuais técnicos e de voo e gestão do programa.
A aquisição será dividido em duas configurações, sendo 17 UH-72A Lakota para missões da Initial Entry Rotary Wing, em Fort Rucker, e 18 UH-72A Lakota para missões de Observer/Controller no Army’s Combat Training Centers.
“Estamos orgulhosos dos Estados Unidos Exército confiarem em nós para fornecer esta versátil capacidade para a sua frota de belicópteros. Temos registrado um programa de excelência dentro do custo e de alta qualidade no suporte para estas aeronaves”, disse Chris Emerson, presidente e CEO da Airbus helicopters North American Region.
A Airbus fabrica o Lakota na sua unidade em Columbus e, desde a criação do programa em 2005, entregou mais de 412 Lakota.
O UH-72A é um LUH (Light Utility Helicopter) bimotor, que pode ser empregado em uma ampla gama de missões militares, incluindo patrulha de fronteiras, Medevac/EVAM, transporte de tropa/VIP, carga leve e Homeland Security.
O UH-72A é um componente chave do Aviation Restructuring Initiative (ARI) e a principal aeronave de instrução primária de asas-rotativas do U.S. Army Aviation Center of Excellence, em Fort Rucker.
Os Lakota foram empregados extensivamente ao longo dos últimos meses, respondendo aos incêndios florestais na Califórnia e nos furacões Irma e Harvey.
FONTE: Airbus Helicopters
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN