A Força Aérea Boliviana (FAB) selecionou a versão mais recente do Super Puma para o combate ao tráfico de drogas e realizar missões de segurança pública e de ajuda humanitária em todo o país. O contrato inclui um pacote de logística que vai apoiar a sustentabilidade da frota, nos próximos anos. Os dois primeiros helicópteros serão entregues este ano e os quatro restantes antes de 2016. A assinatura do contrato ressalta a promessa feita pelo presidente da Bolívia, Evo Morales durante uma reunião com o seu homólogo francês, François Hollande, em Nova York em setembro passado, permitindo que a FAB possa renovar e reforçar a sua frota com helicópteros ostentando a mais recente tecnologia. O contrato também inclui um pacote de suporte logístico que visa proporcionar a FAB com os recursos e know-how de que necessita para garantir a alta disponibilidade da frota.
“Estamos muito orgulhosos de fornecer a nossa força aérea uma aeronave multi-função de última geração que nos permitirá realizar com sucesso as nossas missões em curso e enfrentar os desafios do futuro”, disse o general Victor Hugo Meneses Gomez, Marechal do ar da Força Aérea Boliviana. Os helicópteros serão principalmente utilizados para combater o tráfico de drogas e também irão realizar missões de segurança pública e de ajuda humanitária em todo o país, Meneses acrescentou: “Tendo em conta as condições extremas de operação na Bolívia, o Super Puma foi escolhido principalmente por causa de sua versatilidade, segurança e, acima de tudo, a sua capacidade de operar em grandes altitudes.”
“Gostaríamos de agradecer à Força Aérea Boliviana por renovar sua confiança em nossos helicópteros”, disse Mesrob Karalekian, Vice-Presidente de Vendas e Relacionamento com Clientes da Airbus Helicopters para a América Latina . “O Super Puma é um poderoso helicóptero multi-função que é perfeitamente adequado às exigências de operações na região e que, graças a sua state tecnologia a bordo-of-the-art , permite que as missões seja realizadas em total segurança. “
A relação entre a Airbus Helicópteros e da Força Aérea Boliviana começou há várias décadas com a Lama e o Alouette. A FAB opera agora o AS350 B3 Ecureuil e, desde o ano passado, dois EC145s, que são utilizados para o transporte de autoridades e missões de conduta em prol da população. Com esta última aquisição, a FAB vai se beneficiar de um programa de transferência de tecnologia que inclui a formação de mais de 80 técnicos e pilotos na França e na Bolívia.Também será fornecido com ferramentas especiais para a criação de um centro de manutenção, onde as inspecções intercalares (a cada 500 horas) será realizada, e duas bases operacionais para inspeções menores (a cada 100 horas), com o objectivo de a FAB adquirir autonomia estratégica.
A família Super Puma é particularmente adequado para operações na América Latina, onde mais de 100 helicópteros estão em serviço e mais de 60 estão em ordem. Sua capacidade de operar em grandes altitudes (até um limite máximo de 7.620 metros de assistência certificado), na selva, e em temperaturas extremas (que variam de -45 ° C a 50 ° C) permite que ele para enfrentar os desafios únicos da região, especialmente em as montanhas e planaltos da Cordilheira dos Andes, onde a altitude e a temperatura muitas vezes ser um desafio.
Rápido, poderoso, confiável e segura, o Super Puma é uma aeronave altamente rentáveil graças os seus baixos custos de manutenção diretos (DMC) e consumo de combustível, e os seus 30 por cento de redução de custos de ciclo de vida em relação a outras aeronaves da mesma classe. Também é equipado com tecnologia de última geração, como o sistema de quatro eixos de controle de vôo automático (AFCS), que aumenta a eficiência da missão, reduzindo a carga de trabalho do piloto e ao mesmo tempo aumenta a segurança durante a decolagem e o pouso.
Com mais de 4,75 milhões de horas de vôo em todo o mundo – um Hallmark inconfundível de sua qualidade e confiabilidade – a família Super Puma da Airbus Helicopters tornou-se referência nesta classe e está em serviço, em praticamente todos os países da América Latina . Dos 830 helicópteros entregues até à data, mais de 75 por cento são operados pelas forças armadas do continente, realizando uma grande variedade de missões que vão desde assalto e combate a operações especiais, transporte tático, SAR, evacuação médica e transporte de alto escalão funcionários. Entre os principais ativos deste helicóptero, que podem ser configuradas rapidamente para diferentes missões, são a sua adaptabilidade e versatilidade. Essas facetas têm ajudado a ganhar a confiança ea confiança de 94 clientes em 48 países.
Sobre Airbus Helicopters
A Airbus helicópters, antiga Eurocopter, é uma divisão da Airbus Group, um pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas com a defesa. Empregando aproximadamente 22.000 pessoas no mundo. A Airbus Helicopters é a No. 1 de fabricante de helicópteros do mundo, com um volume de negócios de 6,3 bilhões de euros. A frota da empresa no serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. Presença internacional a Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias e participações em 21 países, e sua rede mundial de centros de serviços, centros de treinamento, distribuidores e agentes certificados. A Gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters ‘é a maior do mundo. Principal prioridade da empresa é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam juntos mais de 3 milhões de horas por ano.
FONTE : airbus-group.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval