Donauwörth – A Airbus Helicopters concluiu recentemente um teste de desenvolvimento balístico de sistemas de armas HForce em um H145M na base aérea Pápa na Hungria. O sistema testado incluiu metralhadora (FN Herstal HMP400), foguetes não guiados (Thales FZ231) e canhões (Nexter NC621), bem como um sistema de mira eletro-optico da Wescam (MX15) e o Helmet Mounted Sight and Display (HMSD) da Thales (Scorpion).
Todos os testes programados, e necessários, foram realizados em um cronograma rigoroso e exigente.
“Este é um marco importante para a qualificação do HForce no H145M, que está programado para o final de 2018”, disse Axel Humpert, chefe do programa H145. “Os resultados positivos deste primeiro teste de desenvolvimento balístico são os resultados de uma cooperação muito boa e profissional entre todas as partes envolvidas, especialmente com o Ministério da Defesa da Hungria”.
Os próximos passos, antes da qualificação da HForce no H145M, são os testes com foguetes guiados a laser na Suécia, antes do final do ano, bem como ensaios adicionais de disparos no verão de 2018.
O HForce é um inovador sistema integrado de armas de alto desempenho, que pode ser facilmente instalado (“plug and play”) nas plataformas militares da Airbus Helicopter, como H125M, H145M e H225M, onde a flexibilidade do equipamento de missão é vital para as operações militares.
Ele é projetado para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam capacidade de missão de ataque leve ou um complemento à sua frota existente de helicópteros de ataque.
A qualificação do núcleo do sistema HForce está no caminho certo para o final de 2017, na sequência de uma extensa campanha de voos de testes realizados em um H225M.
O H145M é um helicóptero militar comprovado, derivado do H145, o melhor da sua classe para missões de EMS e policiais. A primeira entrega do H145 ocorreu em 2014, e a frota de H145 já acumulou mais de 80 mil horas de voo.
Com um peso máximo de descolagem de 3,7 toneladas, o H145M é um ágil LAH (Light Attack Helicopter). Ele combina perfeitamente com as necessidades das Forças Especiais, podendo ser utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo reconhecimento armado, apoio de fogo, guerra antitanque, escolta, transporte tático, MEDEVAC (Medical Evacuation) e CASEVAC (Casualty Evacuation).
Os clientes do H145M incluem a Alemanha, que em junho recebeu seu 15º helicóptero H145M LUH SOF dentro do prazo e do orçamento, a Sérvia e a Tailândia.
FONTE e FOTOS: Airbus Helicopters
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN