A Airbus e a Kongsberg assinaram um acordo estratégico de longo prazo para colaborar em suporte e serviços para as Forças Armadas da Noruega. Sob os termos de um Memorando de Entendimento entre a Airbus Helicopters, Kongsberg Defence & Aerospace (KDA) e Kongsberg Aviation Maintenance Services, as empresas trabalharão para fortalecer a implantação de recursos de manutenção local com o objetivo de otimizar a disponibilidade do helicóptero NH90.
Como atividade inicial, a Airbus está desenvolvendo e qualificando as instalações da Kongsberg para fornecer manutenção das caixas de gearboxes do rotor de cauda do NH90 para a frota norueguesa e trazer oportunidades de negócios na região, onde um total de 52 helicópteros NH90 são operados pela Noruega, Suécia e Finlândia. A mudança posicionará a Kongsberg como contratante principal para este contrato de suporte e a primeira empresa fora da Airbus a ser qualificada para esse tipo de trabalho.
Nas etapas subsequentes, a Airbus e a Kongsberg identificaram outros caminhos para explorar uma série de oportunidades de cooperação adicionais com o objetivo de melhorar o suporte da Noruega. O Diretor Regional de Cooperação Industrial da Airbus Helicopters, Damien Lamy, disse que “Este acordo é o início de uma parceria ambiciosa com a Kongsberg, que fortalecerá a autonomia e a capacidade de suporte da Noruega neste campo especializado”.
O vice-presidente executivo da Kongsberg Aerostructures & MRO, Sr. Terje Bråthen, disse que “A Kongsberg tem capacidade comprovada em atividades de produção, fabricação, reparo e revisão para a indústria aeroespacial. A Kongsberg também é parceira estratégica das Forças Armadas da Noruega para manutenção e logística. Estamos ansiosos pela nossa cooperação com a Airbus e com o objetivo geral de aumentar a capacidade operacional dos usuários do NH90”.