Por Luiz Padilha
O DAN foi convidado a participar de um desses voos, e prontamente aceitou o convite, pois, quando estivemos na fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, França, só havia um EC175 (na época o protótipo tinha essa nomenclatura) voando, não sendo possível para nós, naquela oportunidade, conferir a qualidade e o desempenho da aeronave.
Por esta razão, vamos colocar abaixo algumas imagens inéditas da linha de montagem do H175, pois quando a visitamos, nenhum helicóptero ainda havia sido entregue aos clientes.
Certamente, a aeronave que o DAN teve a oportunidade de voar ontem, estava entre as que vimos durante nossa visita, pois trata-se da aeronave S/N 5003.
Essa aeronave possui algumas partes da carenagem construídas na China, otimizando assim o tempo de fabricação de cada aeronave na linha de montagem.
Mas vamos voltar ao H175 que veio ao Brasil. Antes do nosso voo, fomos gentilmente recebidos por representantes da Helibras que assessorava a equipe da Airbus nesta oportunidade. O Sr. François De Bray, especialista do H175 na equipe de Marketing da Airbus Helicopters, fez uma apresentação sobre as características da aeronave para os jornalistas presentes nas dependências da Lider no aeroporto de Jacarepaguá, a qual iremos abordar no próximo artigo.
O H175 em que voamos, estava configurado para 15 passageiros e com autonomia para até 4 horas de voo. O que é um dado excelente para a utilização pelas empresas que operam off-shore no Brasil.
Como pode ser visto na foto de seu interior, a aeronave possui abafadores para os passageiros, mas apenas um ou outro jornalista que participou do voo utilizou, pois a aeronave é bem silenciosa. Atrás de cada poltrona, existe um safety card, como todas as orientações para uma evacuação de emergência.
Esta aeronave surpreende por sua tecnologia e capacidades, podendo levar até 18 passageiros com conforto em sua cabine refrigerada por um ar condicionado excelente. E a julgar pelo feedback que tivemos com alguns pilotos que fizeram o voo seguinte, a aeronave tem grande potencial para operar na área do pré-sal pelas empresas que operam off-shore no Brasil.
Assista ao vídeo do pouso no aeroporto de Jacarepaguá-RJ