Airbus finaliza aquisição da Aerovel e seu UAS Flexrotor

Operações do USS Paul Hamilton IMX23, Foto: Suboficial de 2ª Classe Elliot Schaudt

Bingen, Washington, 7 de maio de 2024 – A Airbus finalizou a aquisição do Aerovel dos EUA e seu sistema aéreo não tripulado (UAS), Flexrotor, em uma mudança para fortalecer seu portfólio de soluções táticas não tripuladas. O Flexrotor é um pequeno sistema aéreo tático não tripulado, projetado para missões de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR) no mar e sobre terra.

“Vemos mais e mais forças armadas e agências parapúblicas em todo o mundo que buscam investigar como os sistemas aéreos não tripulados podem fortalecer suas capacidades de inteligência e vigilância. O Flexrotor, com uma decolagem vertical e o pouso de UAS, se encaixa em nossa estratégia para expandir nossas ofertas de UAS. Juntamente com o VSR700, continuaremos a desenvolver uma equipe unida para oferecer aos nossos clientes os recursos aprimorados e expandidos da missão necessários para monitorar e proteger suas comunidades e infraestrutura crítica, preservando ativos essenciais como helicópteros”, disse Mathilde Royer, Chefe de estratégia e sustentabilidade nos helicópteros da Airbus.

O Flexrotor, uma aeronave moderna de decolagem e pouso vertical (VTOL) com um peso máximo de lançamento de 25 kg (55 libras), foi projetado para missões ISTAR por mais de 12 a 14 horas em uma configuração operacional típica. Ele pode integrar diferentes tipos de cargas úteis, incluindo um sistema eletro-ótico e sensores avançados para atender às necessidades de missão exclusivas dos clientes. Com a capacidade de lançar e se recuperar de forma autônoma de terra ou mar, exigindo apenas uma área de 3,7 por 3,7 m (12 por 12 pés), o Flexrotor é ideal para missões expedicionárias que exigem pegada mínima.

Através do apoio do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e da implantação contratada em uma variedade de exercícios de segurança marítima, o Flexrotor é um multiplicador de força comprovado por missão para operações em ambientes agressivos e de alta ameaça e devastados por GPS. O Flexrotor também está sendo operado para missões parapúblicas, como a vigilância de incêndio florestal (fornecendo aos bombeiros imagens críticas dia ou noite) e pode atender a outras necessidades de missão exigentes, incluindo navegação no gelo (ajudando a guiar os navios através do gelo no Oceano Ártico), aplicação da lei e patrulha de fronteira.

Atualmente, a Aerovel emprega mais de 30 pessoas e apresenta uma trajetória de crescimento significativa. Ele continuará a projetar e fabricar o Flexrotor em Bingen, Washington, em um ecossistema UAS existente e maduro.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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