Berlim, 5 de junho de 2024 – A Airbus e a Avincis, uma operadora de helicóptero européia bem estabelecida, assinaram um memorando de entendimento (MOU) para fazer parceria com o desenvolvimento de mobilidade aérea avançada (AAM). As empresas colaborarão para explorar oportunidades de operação de aeronaves elétricas EVTOL em toda a Europa.
Através do acordo, a Airbus e a Avincis se concentrarão na definição do conceito de operações para eVTOLs na Europa e além. Ambas as partes trabalharão em conjunto para definir perfis de missão para operações de eVTOL na Europa e em outras regiões alvo. Este acordo é outro passo para a criação de um ecossistema da AAM e é uma expansão do relacionamento de longa data da Airbus com Avincis.
Atualmente, a Frota Global da Avincis inclui cerca de 60 aeronaves da Airbus, que são fundamentais para fornecer operações seguras, confiáveis e consistentes de suas bases na Europa, África e América do Sul. Avincis e Airbus desfrutam de uma cooperação de longa data e bem sucedida, desenvolvendo um relacionamento sólido e de confiança que formará a base dessa nova colaboração.
A Airbus continua comprometida em expandir sua rede de parcerias em todo o mundo, a fim de construir um ecossistema que promova um mercado viável da AAM. O protótipo do CityAirbus Nextgen totalmente elétrico foi apresentado ao público em março de 2024, após a assembléia final e o power-on do veículo em dezembro de 2023. O veículo agora está passando por testes no centro de teste AAM da empresa em Donauwörth, Alemanha, antes de seu voo inicial ainda este ano.
A Avincis é uma das principais operadoras de serviços de emergência aérea do mundo, fornecendo serviços críticos de aviação ao setor civil para salvar vidas, salvaguardar comunidades e proteger o meio ambiente. Com uma frota de mais de 220 aeronaves, a Avincis conta com uma equipe de mais de 2.400 profissionais talentosos, incluindo pilotos e técnicos altamente experientes. A Avincis tem bases na Espanha, Portugal, Itália, Noruega, Suécia e Finlândia, além de operações em Moçambique e Chile.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN