Toulouse 03 de junho de 2022 – A Airbus entregou o primeiro Airbus A320Neo equipado com a mais recente tecnologia do Satellite Based Landing System (SLS) para a EasyJet. O SLS permite que os pilotos realizem abordagens “diretas” usando precisão de satélite ao seguir para o pouso em aeroportos, sem a necessidade de sistemas adicionais baseados em solo, como o ILS, mesmo em condições de baixa visibilidade, enquanto economizam combustível e reduzem as emissões.
O SLS entrou em serviço pela primeira vez na Europa com o A350 em 2015, depois que a Airbus foi pioneira com sucesso em seu desenvolvimento e introdução para as abordagens *CAT1 com o apoio da Agência da UE para o Programa Espacial (EUSPA) – anteriormente conhecida como GSA – e da Comissão Europeia. Uma função SLS também está disponível nas famílias de aeronaves A220 e A330 e em andamento para o A380.
“Ao usar o SLS, as companhias aéreas se beneficiam de recursos operacionais aprimorados e eficiência operacional”, diz Philippe Mhun, chefe de programas e serviços da Airbus. “Estamos muito satisfeitos em oferecer essa nova capacidade de gerenciamento de tráfego aéreo agora na família A320, que demonstra como a Airbus está mantendo sua aeronave na ponta da tecnologia”.
Ele acrescenta: “A introdução de tecnologias baseadas em satélite destaca o benefício da colaboração cruzada da Airbus. Com as áreas de Defesa e Espaço, a Airbus sendo um dos líderes mundiais da tecnologia de satélite, aproveitamos essa experiência e a aplicamos à aviação comercial. Somos gratos pelo excelente apoio fornecido pela EUSPA e pela Comissão Europeia.”
A Airbus também está desenvolvendo a nova geração do EGNOS, European Satellite Based Augmentation System. “A Airbus está envolvida e comprometida com a entrega da próxima versão do programa até 2027”, afirmou François Gaullier, chefe de telecomunicações e navegação na Airbus Defense and Space. “Os usuários do SLS se beneficiarão perfeitamente com o aumento do desempenho à medida que o serviço fica disponível em destinos europeus adicionais”.
David Morgan, diretor de operações de vôo, EasyJet, disse: “Estamos empolgados com esse mais recente desenvolvimento tecnológico, pois representa outro passo para a melhoria da eficiência de nossas operações, ajudando-nos a reduzir o uso de combustível e, portanto, diminuir nossas emissões de carbono. “Acreditamos que modernizar o setor da aviação é um objetivo crucial que exige o esforço conjunto e coordenado de toda a indústria. Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, juntamente com nossos parceiros em todo o setor, permitindo que operar da maneira mais eficiente e tecnológica possível para a segurança de nossos clientes e a proteção de nosso planeta.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN