Columbus, Mississippi, 07 de setembro de 2021 – A Airbus Helicopters entregou o primeiro UH-72B, a mais recente variante do helicóptero Lakota para a Guarda Nacional do Exército dos EUA, realizada pela unidade de produção em Columbus, Mississippi. Este é o primeiro de 18 helicópteros UH-72B Lakota encomendados para apoiar as missões críticas da Guarda Nacional.
“Com a adição do UH-72B Lakota à nossa frota, o Exército dos EUA aumenta a capacidade de salvar vidas, proteger comunidades e fornecer ajuda em desastres quando é mais necessário”, disse o coronel Calvin Lane, gerente de projeto do Exército dos EUA para helicópteros utilitários. “O helicóptero Lakota tem sido empregado pelo Exército por mais de 15 anos, e esperamos nos beneficiar da tecnologia e do desempenho que a mais nova variante 72B fornecerá, sem custos adicionais de pesquisa e desenvolvimento para o Exército”.
O UH-72B é a mais recente versão
do Helicóptero Utilitário Leve do Exército desde o primeiro contrato em 2006. O Exército está aproveitando os benefícios de uma aeronave comercial pronta para uso (COTS) recebendo melhorias e aprimoramentos do produto por meio da evolução da aeronave, sem investir nenhum dinheiro do governo no desenvolvimento dessas capacidades.
Baseado no H145, o UH-72B incorpora tecnologias que aumentam a segurança e o desempenho de voo, incluindo o rotor principal de cinco pás, o rotor de cauda Fenestron, os motores Safran Arriel 2E e o conjunto de aviônicos Helionix projetado pela Airbus. O Helionix inclui um piloto automático de quatro eixos que fornece envelope de voo e segurança acima do limite, decolagem automatizada e totalmente acopladas para o pairado.
“Nossas equipes no Mississippi, muitas das quais são compostas por veteranos do Exército dos EUA e da Guarda Nacional, têm orgulho de construir e entregar a primeira desta mais nova variante Lakota em apoio às missões essenciais do Exército de proteger e servir o nosso país”, disse Scott Tumpak, vice presidente do programa de helicópteros militares da Airbus nos Estados Unidos. “Agradecemos ao Exército pela confiança que depositou na Airbus por mais de 15 anos e contando à medida que continuamos a construir o legado Lakota”.
Com quase 10 configurações diferentes disponíveis, o Lakota oferece desempenho comprovado, excelente confiabilidade operacional e versatilidade para um amplo espectro de missões militares. A Airbus Helicopters constrói o Lakota em sua unidade de produção em Columbus, Mississippi, que emprega uma força de trabalho de cerca de 250 funcionários, destes, 40% é composta por veteranos das Forças Armadas dos EUA.