Por Tim Martin
BELFAST – Em uma grande mudança para o programa de aquisição de helicóptero médio do Reino Unido (NMH), a Airbus e a Lockheed Martin decidiram se retirar do programa. A retirada dupla significa que a Leonardo fica como o único licitante do programa de 1 bilhão de libras (US $ 1,3 bilhão).
A Airbus Helicopters UK disse em comunicado que sua decisão foi baseada em uma revisão dos requisitos que a deixou “incapaz de formular uma oferta responsável e, em paralelo, com perspectiva razoável para vencer.”
A Airbus também questionou a futura sustentação industrial, julgando que “o resultado dessa compra, como está, não seria capaz de cumprir os objetivos atuais de estratégia industrial de defesa, particularmente sua ambição por novos empregos de longo prazo, oportunidades para a cadeia de suprimentos do Reino Unido e capacidade soberana.”
Da mesma forma, a Lockheed Martin UK disse que decidiu “não enviar uma resposta ao novo helicóptero médio ITN (convite para negociar), pois não poderíamos atender aos seus requisitos mínimos nas condições de mercado de hoje”.
Como parte da fase ITN da aquisição, os concorrentes eram todos obrigados a enviar lances até a meia-noite, horário local (19:00 ET) de 30/8.
A Airbus há muito se comprometeu a criar uma linha de produção de helicópteros super médio do H175M em Broughton Wales, se garantisse um contrato de produção da NMH, enquanto a Lockheed havia sinalizado que o parceiro de suprimento StandardAero, com sede em Gosport, Inglaterra, construiria Black Hawks se vencesse.
Não há garantia do prêmio do contrato, previsto para 2025 e, com base em uma solicitação de 23 a 32 novos helicópteros para substituir a aeronave Airbus Puma HC2, prossegue, no entanto, pois a revisão estratégica de defesa do Reino Unido tem o poder de cancelar ou reformular as compras. A revisão está marcada para lançamento em “The First Metle” de 2025.
Enquanto isso, a Leonardo disse que permanece envolvida no programa ITN.
“Além da declaração do Ministro de Compras de Defesa, de que os retornos da proposta deverão ser entregues em 30 de agosto, a Leonardo enviou uma oferta que é totalmente compatível com os requisitos de orçamento, número de plataformas e cronogramas do MoD do Reino Unido”, disse Adam Clarke, diretor da Leonardo Helicopters UK. “Como temos uma capacidade de design e fabricação de helicópteros no Reino Unido e uma cadeia de suprimentos domésticos relacionados, conseguimos atender aos requisitos do MoD, inclusive para valor social e contribuição industrial do Reino Unido”.
Clarke disse ao Breaking Defense no mês passado que a Leonardo apoia a mudança de Londres para entregar o SDR, mas enfatizou que a empresa não “acredita” que o trabalho do documento levará a um atraso no NMH. Ele baseou essa perspectiva sobre fatores, incluindo o cumprimento do serviço operacional do Puma, que remonta à década de 1970, e um plano inicial de Londres para dar baixa na aeronave envelhecida em 2023. Além disso, ele observou que os helicópteros da próxima geração não estão definidos para entrar no serviço até por volta de 2040, fortalecendo o caso para Londres selecionar uma plataforma de produção.
“O novo programa de helicóptero médio é uma iniciativa importante para adquirir um helicóptero moderno de suporte de médio porte”, disse um porta-voz do MoD no Reino Unido. “O progresso continua e os retornos da indústria se encerram hoje. Como essa é uma concorrência em andamento, seria inapropriado comentar mais.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense