A Airbus Defense and Space apresentou uma atualização de sua versão C295 armada no SOFINS 2021. Esta é uma versão de Intelligence Surveillance and Reconnaissance (ISR) que também pode ser empregada em operações de Close Air Support (CAS).
O C295 Armed ISR recentemente conduziu seu voo inaugural equipado com oito mísseis guiados a laser e dois pods de bombas guiadas a laser, localizados em quatro pontos rígidos sob as asas.
Um primeiro conjunto de voos testou o impacto das diferentes configurações de armas na aerodinâmica e mecânica.
Com a qualidade e segurança da modificação garantida pela Airbus, como Fabricante de Equipamento Original (OEM), o C295 Armed ISR fornece vigilância com um conjunto diversificado de armas, tanto para defensa quanto ataque.
A aeronave é capaz de realizar missões de operações especiais, apoio a tropas terrestres e neutralização de alvos detectados durante missões de vigilância e patrulha. Equipado com FITS (Fully Integrated Tactical System) de última geração, o C295 Armed ISR incorpora diferentes opções de armamentos disponíveis em kits que permitem ao operador selecionar a opção mais adequada para suas necessidades, que vão desde metralhadoras, canhão automático de 27 mm, foguetes guiados e não guiados, mísseis e bombas guiadas a laser.
Conforme anunciado no Dubai Airshow 2017, a empresa assinou uma série de acordos com fornecedores de armas ar-superfície, abrindo caminho para testes de voo para qualificar seus produtos para equipar o C295. Esses acordos incluem um memorando de entendimento com a Roketsan (Turquia) e acordos semelhantes foram assinados com a Expal, Escribano e Equipaer (Espanha), bem como a Rheinmetall (Alemanha) e com a Nobles Worldwide e US Ordnance (EUA).