Por Guilherme Wiltgen
O Governo de Minas vendeu para a Airbus Helicopters, nesta sexta-feira (20), a participação de 15,51% da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ainda tinha na empresa Helicópteros do Brasil S/A (Helibras), por R$ 95 milhões.
A gigante francesa já era acionista da Helibras e, agora passa a ter o controle integral da fábrica de helicópteros em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.
A Helibras é única indústria aeronáutica da América Latina que produz helicópteros para os mercados civil, Law Enforcement, EMS, Offshore e militar.
A venda do restante da participação mineira na Helibras foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em dezembro de 2022.
A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, possui contratos em andamento com o Ministério da Defesa brasileiro, como o programa H-XBR, que previa a entrega de cinquenta helicópteros H225M (ex-EC725) para as três Forças e mais recentemente o programa TH-X, um desmembramento do H-XBR para o fornecimento de vinte e sete helicópteros H125 Esquilo para a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, que será utilizados na instrução de voo para formação dos novos pilotos das duas Forças.