Airbus A321XLR com motor Pratt & Whitney recebe certificação de tipo EASA

A European Union Aviation Safety Agency (EASA) emitiu o Certificado de Tipo para o Airbus A321XLR equipado com motores Pratt & Whitney GTF™. Isso segue a certificação do A321XLR equipado com CFM LEAP-1A em julho de 2024 e abre caminho para a primeira aeronave de cliente com motores Pratt & Whitney entrar em serviço ainda este ano.

Christian Scherer, CEO da Airbus Aeronaves Comerciais disse que “O A321XLR já demonstra sua grande versatilidade cruzando o Atlântico em operações diárias. Com a certificação e entrada em serviço do A321XLR com motor GTF, veremos mais operadores introduzirem esta aeronave revolucionária. Também são boas notícias para os passageiros dos nossos clientes que se beneficiarão da conveniência de novas conexões diretas de cidade para cidade com um nível elevado de conforto na cabine.”

O A321XLR fica lado a lado com widebodies na frota de uma companhia aérea. Ele introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrir novas rotas ou mesmo continuar operando as existentes quando a demanda é variável. Tudo isso enquanto queima 30% menos combustível por assento do que aeronaves concorrentes da geração anterior. A nova cabine Airspace do A321XLR fornecerá aos passageiros conforto em longas distâncias em todas as classes.

O primeiro A321XLR completou seu voo inaugural em junho de 2022. Isso foi seguido por um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Em 2024, o A321XLR entrou em serviço. Até agora, mais de 500 Airbus A321XLRs foram encomendados.

FONTE: Airbus

Sair da versão mobile