Seis meses depois a sua primeira comissão operacional, os helicópteros AH-1Z Viper estão realizando níveis operacionais que mostram o porque do U.S. Marines Corps tem investido na atualização do seu poder de fogo.
Quatro dos helicópteros de ataque Super Cobra modelo “Zulu” tem executado as tarefas “muito bem e foram além das expectativas dos Marines”, disse o Sgt. Jerami Withrow, da manutenção de armas.
Os helicópteros são transportados e mantidos por membros de um destacamento formado por 84 Marines do Marine Light Attack Helicopter Squadron 367, de Camp Pendleton, na Califórnia. O destacamento é um dos oito que reforça o Marine Medium Helicopter Squadron 268 da 11th Marine Expeditionary Unit’s (MEU).
O destacamento de ataque leve também voa e mantém três helicópteros utilitários UH-1Y Venom. Este novo membro da família Huey, o “Yankee”, também possui quatro pás no rotor principal. Na verdade, os helicópteros UH-1Y e AH-1Z compartilham 85% de comunalidade de peças, o que agiliza o treinamento e a manutenção.
Desde a implantação do pacote “Yankee-Zulu”, em novembro de 2011 na região do Pacífico Ocidental, Nordeste da África e no Oriente Médio, a bordo de navios anfíbios, e nos seis meses antes da implantação, os pilotos do esquadrão voaram mais de 800 horas e concluiram mais de 500 missões , requerendo o mínimo de manutenção, de acordo com oficial encarregado pelo destacamento, o major Michael Swift.
O pacote “Yankee-Zulu” está substituindo as aeronaves de duas pás AH-1W e UH-1N. Os novos helicópteros podem levar um adicional de peso que pode variar entre 2 e 4 mil quilos, vooar mais rápido e conduzir operações de combate a partir de uma distância segura, de acordo com o sargento artilheiro Greg Shaw, da equipe responsável pela garantia da qualidade no destacamento.
“A prontidão da aeronave foi muito além do que se esperava para as operações embarcadas”, disse Shaw, um oficial de 32 anos, natural de Clarksville, Tennessee.
Com um cockpit totalmente integrado, maior quantidade de combustível, quatro pás e mais potência, os helicópteros podem permanecer voando por mais tempo sem precisar reabastecer ou privar as forças terrestres do valioso suporte de artilharia aérea, disse Shaw.
De acordo com Swift, desde junho de 2011, os “Zulus” já efetuaram mais de 9.000 disparos de 20 mm e lançaram mais de 365 foguetes inertes e de alto poder explosivo.
A unidade partiu de San Diego no dia 14 de novembro, juntamente com as embarcações USS Makin Island (LHD 8), USS New Orleans (LPD 18) e USS Pearl Harbor (LSD 52), em um deployment de sete meses pelo Pacífico Ocidental, Nordeste da África e no Oriente Médio.
FONTE: USMC FOTOS: US Navy
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval