A AgustaWestland recebeu uma alteração do contrato do Ministério da Defesa britânico (MoD) de £ 90 milhões (US$ 153,8 milhões), para integrar as duas versões do Future Anti-Surface Guided Weapon (FASGW), a “L” (Leve) e a H (Pesada), nos novos helicópteros AW159, designados Wildcat HMA2 na Royal Navy (RN).
Assinado em junho, o contrato de integração foi formalmente anunciada pelo Ministro da Defesa, Equipamento, Apoio e Tecnologia (DE&S – Defence Equipment, Support and Technology) Philip Dunne, em 15 de julho, na Farnborough Airshow. O trabalho deverá resultar em uma IOC (Initial Operating Capability) para as versões do FASGW no Wildcat até o final de 2020.
Projetado para ser o substituto natural do míssil antinavio Sea Skua, que será aposentado em 2017, o programa FASGW abraça duas vertentes distintas do programa: FASGW (L), destinada a combater a ameaça de embarcações costeiras pequenas e rápidas de ataque (FIAC), baseada na variante “beam-rider” a laser do Thales Lightweight Multi-role Missile (LMM); FASGW (H), projetada para atacar alvos maiores, até o tamanho de corveta, deve ser entregue pela MBDA sob o programa FASGW(H)/ANL (Future Anti-Surface Guided Weapon (Heavy)/Anti-Navire Léger). O FASGW (H)/ANL será conhecido como Sea Venom na RN.
O MoD tentou harmonizar a introdução do FASGW (L) e FASGW (H) no Wildcat HMA2, através da atribuição de um único contrato de integração para a AgustaWestland. Este trabalho será realizado, principalmente, nas instalações de Yeovil, em Somerset.
Dentro do contrato, a AW vai assumir a responsabilidade pela integração, ensaios e certificação das duas versões, de acordo com um cronograma de integração conjunta. “Pretendemos materializar os dois ao mesmo tempo”, disse Graham Hunter, chefe da equipe do Wildcat no DE&S. “Isso evita os custos adicionais que viriam da execução de dois conjuntos de ensaios, entrada em serviço e as suas certificações.”
“Estamos planejando conseguir o IOC em outubro de 2020″, acrescentou Hunter. “No entanto, aspiramos ter o IOC antes”.
A Preliminary Design Review para a integração está programada para o final de 2015, com uma revisão crítica do projeto em 2016. “A integração se completará em 2018″, disse Hunter, “seguida por ensaios, entrada em serviço e a certificação”.
Os testes em voo do LMM (FASGWL) e do Sea Venom (FASGWH) estão planejados para serem executados entre o final de 2018 e de 2019. Os testes serão realizados no noroeste da Escócia, possivelmente também na área de testes de Aberporth, no oeste do País de Gales.
Na versão FASGWL, os LMM serão transportadas em um lançador quíntuplo (o Wildcat é capaz de transportar até quatro lançadores); uma unidade de orientação a laser ativo, integrado à torreta L-3 Wescam MX-15Di electro-optical/infrared, que apoiará a orientação laser “beam-rider”.
Quanto ao FASGWH, o míssil Sea Venom é da classe de 110 kg, com velocidade subsônica, incorporando um buscador de imagem infravermelho (com provisões para um canal adicional de orientação a laser semi-ativo), datalink bi-direcional, para controle do operador “in-the-loop”, e uma ogiva de 30 kg. O alcance será de até 25 km.
O Wildcat HMA2 será capaz de transportar até quatro lançadores quíntuplos do LMM (dois em cada suporte de arma), ou até quatro mísseis Sea Venom (dois em cada suporte lateral de armas). Como alternativa, será capaz de transportar um mix, composto por dois lançadores LMM (interno) e dois mísseis Sea Venom (externo), para máxima flexibilidade da missão.
O contrato de integração FASGW forma uma alteração do primeiro contrato do Wildcat existente com a AW, através do qual a empresa é contratada para fornecer 62 helicópteros Wildcat para o Reino Unido, sendo: 34 do AH1, para o Army Air Corps (AAC), e 28 do HMA2 para a Royal Navy. Já foram entregues 33 aeronaves até o momento, dos quais 21 são da versão AH1 e 12 da HMA2.
FONTE: Janes
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval