O primeiro dos 62 Lynx Wildcat, sucessor natural do consagrado helicóptero Lynx, foi oficialmente entregue pela AgustaWestland ao Ministério da Defesa (MoD), na Farnborough International Airshow.
Com tecnologia avançada, motor muito mais potente do que o dos atuais Lynx, o que permite que ele seja levado a condições extremas, possui também uma fuselagem mais robusta, dando melhor proteção para os seus tripulantes e ainda conta com um glass-cockpit interativo de alta tecnologia.
O sistema de radar também foi muito melhorado, possuindo agora um modo de superfície, que pode rastrear alvos móveis em qualquer tipo de terreno.
Dos 62 Wildcats, 34 serão destinados ao Exército, enquanto que a Marinha terá 28 unidades da variante de ataque naval. Ambos serão baseados em Yeovilton.
O First Sea Lord Almirante Sir Mark Stanhope disse: “Hoje é um dia extremamente importante, pois o Wildcat representa a Marinha do futuro. Estamos tendo certeza de que podemos dar pronta resposta na gestão de crises ao redor do mundo ou quando somos requisitados para situações de guerra.”, e completou: “A variante naval é capaz de dar suporte a nossa Esquadra no mar e ainda ser armado com cargas de profundidade MK11 e os torpedos Sting Ray.”.
Os primeiros Wildcats a serem entregues ao MoD, são os do Exército, que entrarão em serviço em 2014. As primeiras versões da Royal Navy deverão ser entregues para instrução de voo no final este ano, entrando em serviço em 2015.
Eles vão voar com 700W Naval Air Squadron, a unidade especialmente formada que irá ajudar a introduzir o Wildcat em serviço. Já a formação será realizada no Squadron 702 NAS e o emprego operacional no Squadron 815 NAS, que atualmente embarca na fragatas e destróieres com o Lynx, para apoiar as missões ao redor do mundo. O Squadron 847 NAS vai atuar lado a lado com o Royal Marines.
O contrato de apoio e formação do Wildcat, de £250 milhões com a AW, vai fornecer um centro de formação especializada em Yeovilton, que incluirá simuladores de voo e uma grande variedade de outros equipamentos para treinar pilotos, tripulação de terra e engenheiros.
O Secretário de Defesa Philip Hammondd disse durante a cerimônia de entrega: “O Wildcat representa um avanço considerável sobre os atuais helicópteros Lynx, cujo o desempenho melhorou muito a sua capacidade. O contrato para fornecer treinamento e suporte irá mantê-los voando onde eles são necessários.”, completando: “Esses helicópteros são uma parte fundamental do programa de equipamentos futuros para as Forças Armadas, que tem previsão de gastos de £160 bilhões nos próximos dez anos. Ao equilibrar o orçamento, nós podemos entregar as células e os materiais de apoio de que necessitam.”.
FONTE e FOTOS: Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval