Por Marina Rocha
Ladário (MS), 29/07/2015 – Oficiais do Ministério da Defesa (MD), integrantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), presenciaram na manhã desta quarta-feira (29), uma demonstração de patrulha fluvial durante a Operação Ágata 9.
O chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, esteve no 17º Batalhão de Fronteira, localizado em Corumbá (MS). No local, De Nardi plantou uma árvore com placa alusiva ao fato de ter sido comandante militar do oeste em 2007.
Em uma lancha-patrulha de ação rápida do Exército, o general seguiu viagem pelo rio Paraguai, acompanhado da comitiva do MD, onde avistaram silos e a vegetação natural do bioma Pantanal.
O general ficou a par da atuação conjunta das Forças e demais órgãos no Canal do Tamengo ao se aproximar do posto de bloqueio e controle fluvial montado para a Ágata 9. No local, 38 homens abordaram os veículos marítimos, revistaram e verificaram a documentação obrigatória.
O Canal do Tamengo é a principal ligação de Puerto Suárez e Puerto Aguirre, na Bolívia, com o Brasil.
Na Operação, Marinha e Exército agem integrados com a Polícia Militar Ambiental e utilizam meios fluviais equipados com metralhadoras e lançadores de granadas.
Além do general De Nardi, a comitiva da Defesa foi composta pelo comandante do 6º Distrito Naval, almirante Petrônio, pelo chefe de Operações Conjuntas do MD, almirante Ademir Sobrinho, o chefe de Assuntos Estratégicos da Defesa, general Gerson Menandro, e o comandante de Defesa Aeroespacial Brasileiro, brigadeiro Antonio Carlos Egito.
A equipe do MD viu, ainda, o trabalho desempenhado pela Marinha, Exército e Aeronáutica nas ações cívico-sociais (acisos). Em Ladário (MS), militares montaram hospital de campanha para atendimento médico e odontológico a população.
FONTE : Ascom
FOTOS : PH Freitas