Ágata 4 – Operação do Ministério da Defesa cobrirá área de 5 mil km de fronteira na região Norte


Uma formatura militar realizada na segunda-feira (30/4), na sede do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), localizado em Manaus, marcou o início das atividades dos cerca de mil militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que participam da Operação Ágata 4. Mais de mil militares participam de operação na região Norte do país.

O Comandante da Força Aérea na operação, Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, explicou aos militares os detalhes e a missão da FAB na Ágata 4, que tem o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira de quatro estados na região norte do País.

No extremo norte do país, a Força Aérea Brasileira (FAB) participará da Operação Ágata 4 com aviões de caça, de reconhecimento, de alarme aéreo antecipado (avião-radar), de busca e resgate e de transporte logístico. A área da operação é maior do que a extensão territorial de Portugal e Espanha. São mais de cinco mil quilômetros na fronteira do Brasil com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. Para se ter uma ideia do que isso signfica, basta imaginar que, em linha reta, seria o caminho entre São Gabriel da Cachoeira (AM) e Belo Horizonte (MG).
Durante a Operação Ágata, que começa oficialmente nesta quarta-feira, 2 de maio, aeronaves da Força Aérea irão patrulhar os céus da região Norte em busca de voos ilícitos e de pistas clandestinas, além de apoiar a ação do Exército, da Marinha, da Polícia Federal e de diversas instituições do governo federal, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o IBAMA, entre outras.

Fonte: Agência Força Aérea

Sair da versão mobile