Oiapoque (AP), 25/10/2015 – Do ponto mais extremo ao norte do País, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, iniciou o seu segundo dia de visita ao teatro de operações da Ágata 10, no município do Oiapoque, no estado do Amapá. Logo ao desembarcar, Rebelo passou por um ponto de bloqueio e controle urbano na BR 156, onde o Exército e agentes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal realizam inspeções de veículos, pessoas e mercadorias no combate ao contrabando, tráfico de drogas, descaminho, imigração ilegal e outros ilícitos.
De acordo com o ministro, as Forças Armadas e as demais agências e instituições atuam com eficiência e com grande capacidade de realizar operações desta envergadura. “As ações que ocorrem neste momento inibem o crime organizado na fronteira e criam um clima de cooperação interagência com um efeito pedagógico”, completou.
As atividades da Ágata 10 ocorrem também simultaneamente no país vizinho, a Guiana Francesa. Na oportunidade, o comandante das Forças Armadas da Guiana Francesa, major brigadeiro-do-ar Pierre Jean Dupont, uniu-se à comitiva brasileira para conhecer de perto o trabalho dos militares.
A comitiva da Defesa e observadores da Guiana Francesa passaram pela Companhia Especial de Fronteira, em Clevelândia do Norte (AP). Com um efetivo de 230 homens, a organização tem por responsabilidade guarnecer a região, e ainda, mantém um destacamento com 30 militares a 100 km a montante do Rio Oiapoque.
As atividades encerraram-se com uma demonstração do Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes Astros 2020, que possui alcance de 300 km e pode lançar 32 foguetes em 120 segundos. E ainda com uma demonstração de ação interagências para interdição de garimpo ilegal.
Para o ministro da Defesa, o trabalho das Forças Armadas é insubstituível e presta um serviço inestimável aos mais humildes e necessitados. Segundo ele, as Forças Armadas são instituições que, em lugares longínquos, dão tranquilidade e esperança ao povo. “Mostram que nosso território está protegido por homens e mulheres de elevado espírito, que servem ao País e a seu povo”, disse.
Antes de embarcar para Manaus (AM), o ministro ofereceu uma placa em homenagem ao comandante militar do Norte, general Oswaldo Ferreira.
Ao chegar na capital amazonense, no final da tarde deste sábado (24), e assistir a uma apresentação do Comando Militar da Amazônia sobre a Ágata 10, Aldo Rebelo garantiu que vai lutar junto aos órgãos competentes pelo desenvolvimento e proteção da região amazônica.
Neste domingo (25), o ministro participa de atividades da Ágata 10, em Manaus (AM). Na parte da manhã, ele vai até pontos de bloqueios fluviais no Encontro das Águas e na praia de Paricatuba. Em seguida, se desloca para o município de Novo Airão, onde conhecerá os trabalhos sociais que estão sendo realizados pelas Forças Armadas.
FONTE: Asscom
FOTOS: Gilberto Alves