A South African National Defense Force (SANDF) está considerando vender seus caças Gripen e seus helicópteros Agusta A109, pois não tem dinheiro para operá-los.
De acordo com um relatório Beeld, os 18 helicópteros Agusta da SAAF (South African Air Force), estão ocasionalmente disponíveis, mas não alçam voo.
Devido aos cortes no orçamento militar, também não estam sendo utilizados os 26 caças Gripen, adquiridos no controverso negócio de armas. O relatório disse que a SANDF estava considerando vender as aeronaves, devido à falta de dinheiro.
O especialista militar Helmoed-Romer Heitman sugeriu que a SAAF estava sofrendo de indecisão do Estado sobre suas expectativas militares.
“Uma Força Aérea sem caças é um pato morto no contexto militar da África. Um Exército sem helicópteros e aviões de transporte é um dinossauro em um pântano”, citando em um relatório IOL.
“Um Exército sem helicópteros de ataque e transporte tático é um pato manco. Uma Marinha sem helicópteros e aviões de patrulha marítima é cega.”
FONTE: iafrica.com