AFA realiza Declaração de Aspirante-a-Oficial e apresenta pintura comemorativa de 30 anos do T-27 Tucano

T-27 Tucano ostentando a pintura alusiva aos 30 anos

A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP, entrega à Força Aérea Brasileira 167 novos aspirantes a oficiais em cerimônia a ser realizada na Academia na manhã de hoje. Diante de autoridades civis e militares, os novos Aspirantes receberão suas espadas, símbolo máximo do oficialato.

A turma de formandos, chamada Arcturus, é comandada pelo Capitão Aviador Gustavo Winckler de Oliveira e é composta por 167 Cadetes, sendo 106 Aviadores, 40 Intendentes e 21 Infantes. Entre os formandos, são oito mulheres cadetes aviadoras e 18 mulheres cadetes intendentes. A turma possui, também, um cadete aviador estrangeiro, da Guatemala.

Lançamento da pintura comemorativa de 30 anos de emprego do T-27 Tucano

Na ocasião da cerimônia, será realizado um sobrevoo com 16 aeronaves T-27 Tucano, liderado por uma aeronave com pintura comemorativa alusiva aos 30 anos de emprego da aeronave na FAB. Esta será a primeira vez que a pintura é apresentada ao público. Com início de emprego em 1983, o Tucano foi desenvolvido pela Embraer e FAB com a finalidade de ser utilizado como avião de treinamento avançado dos Cadetes. De lá para cá, já foram mais de 500.000 horas de voo pela AFA e mais de 2700 cadetes aviadores que passaram por ela. O sucesso do Tucano pode ser compreendido pela exportação a diversos países, entre eles, Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã, Inglaterra e Egito. Por 30 anos, a Esquadrilha da Fumaça utilizou o T-27 Tucano para suas demonstrações aéreas, até ser substituída pelo A-29 Super Tucano em 2013.

Sair da versão mobile