Aeronaves P-8A Poseidon da RAF operam em missão de monitoramento de imigração ilegal

Por  Craig Hoyle

A Royal Air Force (Força Aérea do Reino Unido), expandiu sua contribuição em um esforço nacional para conter a imigração ilegal através do Canal da Mancha da França, com duas aeronaves de vigilância envolvidos nos últimos dias.

Em 13 de agosto, o Ministério da Defesa anunciou o uso de uma aeronave de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon MRA1 em apoio às operações da Força de Fronteira do Reino Unido.

A aeronave derivada do 737NG foi implantada na costa sul da Inglaterra a partir de sua base operacional atual em RAF Kinloss, na Escócia.

“Isso faz parte de um pacote de assistência do Ministério da Defesa ao Ministério do Interior no combate a pequenos barcos que cruzam o Canal da Mancha”, diz.

O MoD havia anunciado quatro dias antes o envolvimento de um transporte tático Airbus Defense & Space A400M, que auxiliou durante as buscas visuais por barcos de migrantes. A declaração de 13 de agosto também confirma a contribuição feita pela aeronave de vigilância Shadow R1 RAF Beechcraft King Air 350. Sites de rastreamento de voos mostram que o tipo está ativo em torno de Dover, em Kent, desde 10 de agosto, operando a partir da base RAF Waddington em Lincolnshire.

“Tanto o Poseidon P-8 quanto o Shadow R1 fornecerão suporte essencial adicional nas próximas semanas, sujeito às condições climáticas e aos requisitos da Força de Fronteira”, disse o MoD. “A aeronave rastreará os navios e passará informações para a Força de Fronteira, que tomará as medidas cabíveis”, acrescenta.

Cada plataforma carrega equipamentos de vigilância, incluindo um sensor eletro-óptico / infravermelho, junto com os operadores do sistema de missão a bordo.

O capitão do grupo Chris Layden, comandante da estação da base da RAF em Lossiemouth, disse que a partir do final deste ano abrigará a frota de P-8A com nove homens da Força. “A aeronave tem alcance e resistência significativos, bem como a capacidade de apoiar o comando e operações de controle e busca e resgate, caso a Força de Fronteira ou a Guarda Costeira do Reino Unido assim o exijam. ”

O twinjet fez sua estreia operacional no serviço do Reino Unido em 3 de agosto, quando um dos dois exemplares atuais do 120 Sqn foi usado para rastrear um navio da marinha russa no Mar do Norte.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Flight Global

Sair da versão mobile