O Comandante Ricardo Silva PINHEIRO de Souza, que coordena a missão, foi recebido na prefeitura pelo Assessor de Planejamento Raul Deringer e pelo Chefe de Gabinete da prefeita, Valdir Pio da Costa que colocou a disposição dos oficiais os serviços da prefeitura e deu as boas vindas em nome da Prefeita Leila Miotto Amadei do grupo ao município.
As aeronaves saíram da base de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, em direção a Foz do Iguaçu e quando estavam sobrevoando o município de Juranda visualizaram, que a frente tinha previsão de mau tempo e, por questão de segurança, resolveram pousar em frente à escola municipal, local onde era realizado a Expojur.
O grupo de oficiais faz parte do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução, da Marinha do Brasil, que estão em deslocamento de instrução para formação de alunos para se tornarem pilotos de Aeronaves da Marinha, os seis Helicópteros são do modelo Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), entre o grupo estão 6 Instrutores de Voo, um Piloto formado, cinco Alunos e seis Mecânicos.
“O marinheiros que estão participando do curso se formaram cerca de 2 anos atrás na escola naval, após um ano, embarcados em navio, escolheram fazer o curso de aperfeiçoamento em aviação entre as varias especialidades que a Marinha tem”, explica o Capitão-Tenente João Ricardo Noritomi, Oficial de Segurança de Voo do Esquadrão.
O Capitão-Tenente Noritomi comenta também sobre a curiosidade, tanto das crianças como dos jovens e adultos, devido ao pouso das Aeronaves: “Essa curiosidade é bastante normal, principalmente em cidades do interior, onde a presença da Marinha não é tão comum, quando a gente chega é comum essa curiosidade e criança gosta de aeronave e militar”.
Na Escola Municipal Paulo Roberto, os Marinheiros foram recebidos pela Secretaria de Educação Maria Izabel Franco, Vereador Celso Carnieli, Diretora Aparecida de Castro e pelo Secretario de Obras e Setor Rodoviário Mario Cabral além dos funcionários da escola, e alunos que tiveram direito de pegar autógrafos dos Marinheiros.
O Setor de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da prefeitura através da pessoa de Marcos Camargo esteve durante o dia todo acompanhando, e dando total apoio aos marinheiros conforme determinação do Chefe de Gabinete Valdir, que antes mesmo que o Comandante Pinheiro chegasse à prefeitura já havia recebido um telefonema do comando de Foz do Iguaçu pedindo apoio aos oficiais e já agradecendo a atenção com os Marinheiros.
NOTA do EDITOR: Parabéns aos tripulantes do HI-1, que tomaram a decisão correta de pousar suas aeronaves em segurança, demonstrando o comprometimento com as doutrinas de segurança de voo da Aviação Naval. Quem sabe, desta visita inesperada, seja plantada a semente da Aviação Naval e no futuro um destes alunos ingressem na Marinha do Brasil. Bravo Zulu HI-1!