Ao mover a cabeça e o capacete em direção ao alvo, em vez da aeronave inteira, os pilotos que usam o HMD podem mirar os sensores e os mísseis no alvo rapidamente. Isso permite que os pilotos identifiquem melhor os alvos no ar e no solo e maximizem o desempenho total. Com sua habilidade de visão noturna, esse capacete é o maior aliado do piloto.
“Você pode usar uma técnica diferente com um HMD”, disse o piloto de teste do Gripen, Jakob Högberg. “Isso porque o capacete com mira montada permite maior consciência situacional. Dessa forma, a localização com precisão é mais simples e nós atiramos mais rápido”, completou.
O sistema também pode determinar alvos para o piloto, levando a uma avaliação mais eficiente da situação tática. O HMD mostra também informações vitais de voo, como altitude e velocidade no ar. Além disso, localiza os alvos com precisão e fornece dados suplementares de rastreamento. “A realidade é combinada com o sistema, já que a localização é sobreposta ao que o piloto vê”, explicou Högberg.
Para o Gripen E, a Força Aérea Sueca e a Força Aérea Brasileira usarão o HMD chamado Targo, desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre (RS), uma das empresas beneficiárias do Programa Gripen no Brasil.
Com o equipamento, os pilotos do Gripen terão sinalização noturna e outros recursos no display. Para máxima eficácia, o capacete é personalizado para cada piloto, assegurando, assim, que o visor esteja posicionado na altura e na distância correta dos olhos. Os sensores do capacete devem ainda serem calibrados com os da aeronave, para que a informação mostrada esteja no lugar certo em relação à realidade. Com a personalização e calibração, o aviador tem alta precisão e evita perda de imagem.
Desenvolvido inicialmente para equipar os caças Gripen a fim de atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), além do Head Mounted Display (HMD), a AEL Sistemas ainda fornece outros dois displays de cabine – o Wide Area Display (WAD) e o Head-Up Display (HUD) – que também equiparão os caças da Força Aérea Sueca. Este acordo tornou a AEL uma das principais fornecedoras globais da Saab, ampliando a parceria entre as empresas.
“Este é mais um resultado excepcional da parceria de tecnologia com a indústria brasileira. A Saab conseguiu aliar sua expertise em integração de sistemas complexos e no desenvolvimento e construção de caças, com o trabalho de altíssima qualidade de empresas brasileiras como a AEL Sistema, responsável pelos avançados displays de cabine do Gripen. Hoje, todos os caças Gripen E/F que produzimos têm esses equipamentos de ponta, que são produzidos no Brasil ”, disse Linus Narby, chefe do contrato do Gripen Brasil na Saab.
FONTE: Saab
FOTOS: Ilustrativas