Adeus a um amigo – O último F-4 deixa Davis-Monthan

A Aeronave 68-0599, um RF-4C, chegou a AMARG para armazenamento 18 de janeiro de 1989 e não tinha voado desde então.

Base Aérea de DAVIS-Monthan, Arizona – O último F-4 retornando do armazenamento no 309° Grupo de Manutenção e Regeneração e realizou o seu último voo sobre Tucson, Arizona, no dia 17 de Abril, antes de ir para Mojave, na Califórnia.

Eddie Caro, chefe de equipe designada para a aeronave desde dezembro de 2012, assistiu enquanto o “Last One”, sinal de rádio do caça, taxiou e iniciou a sua partida da linha de voo da Base Aérea de Davis-Monthan.

Caro disse que ele e os outros profissionais de manutenção, que reconstruíram o caça ao longo do último ano, ficaram emocionados ao assistir a decolagem da aeronave.

“É uma sensação muito boa ver uma aeronave magnifica como essa, voar de novo para servir aos nossos combatentes”, disse Caro. “Não tenho dúvida que este caça terá um bom desempenho como alvo aéreo. Mantenedores do AMARG dedicaram milhares de horas, e um pouco de sangue, suor e lágrimas, para ver essa aeronave voando novamente.”

Os técnicos do “Cemitério” reinstalaram centenas de componentes e executaram milhares de horas de manutenção para fazer esse RF-4C voltar ao status “disponível para voo”. Essa aeronave é o 316° Phantom retirado do armazenamento em apoio ao programa de alvos aéreos de grande escala do Comando de Combate Aéreo.

A BAE Systems irá converter o avião em um drone (QRF-4C) e entregar o jato para o Esquadrão 82 de alvos aéreos na Base Aérea de Tyndall, na Flórida.

A entrega bem sucedida do “Last One” (“Último”) representa um marco significativo na história da AMARG e é uma prova da competência de suas  equipes de manutenção e teste de voo.

O AMARG vai continuar a apoiar a quarta geração do programa de drones FSAT quando brevemente eles começarão a trabalhar nos primeiros F-16, para o programa de drones, a partir de Junho.

O ATRS 82 é uma unidade do Grupo de Combate 53, com sede na Base Aérea de Eglin, na Flórida.

RF-4C, recuperado pelo AMARG, pronto para última decolagem de Davis

FONTE: 309th AMARG Business Affairs via Base Aérea de Eglin

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile