Dez pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas após o acidente na tarde desta segunda-feira na base aérea de Los Llanos de Albacete, depois da queda de um caça F-16 grego, segundo informações do Ministério da Defesa espanhol.
O caça grego estava na Espanha participando do Tactical Leadership Programme (TLP) da OTAN, que se desenvolve na base castelhano-Manchego.
O acidente ocorreu às 15:18 horas (horário local), quando a aeronave iniciava a decolagem e antes de atingir mais do que um metro de altura, perdeu potência e se chocou contra outras aeronaves que estavam estacionadas no pátio se preparando para participar do exercício, e que já encontravam guarnecidas e com o pessoal de apoio no solo junto a elas.
Segundo relatos do canal de televisão TVE, o choque teria causado até quatro explosões.
Entre os dez mortos, dois são pilotos, e das 13 pessoas feridas, sete estão em estado grave. Três vítimas que sofreram ferimentos leves por inalação de gás, foram levados para o Hospital de Hellín (Albacete) e o restante para o Hospital de Albacete.
A Base Aérea de Los Llano acolhe regularmente aviões da OTAN que participam do TLP, e envolve aproximadamente 750 pessoas, entre pilotos e pessoal de manutenção dos dez países que compõem o programa (Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Espanha, Reino Unido e EUA).
FONTE e FOTOS: TVE e EI Digital de Albacete
COLABOROU: Justin Case
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval