Acidente AF-1B N-1011: Encontradas partes da aeronave desaparecida

Por Guilherme Wiltgen

O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) informou através da nota abaixo, que foram encontradas partes do estabilizador vertical da aeronave AF-1A N-1011, que caiu no mar no dia 26 de julho de 2016, após colidir em voo com outra aeronave AF-1B (N-1001),  durante um treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal (F 43), a cerca de 100Km ao largo do litoral de Saquarema/RJ.

O Aviso de Apoio Costeiro Almirante Hess  (U 30) se encontra na área prestando apoio, caso sejam encontradas novas partes da aeronave.

Conforme contato do Defesa Aérea & Naval (DAN) com o ComForAerNav, este confirmou que as partes encontradas pertencem ao A-4KU Skyhawk II matrícula N-1011.

Abaixo, segue a nota oficial enviada ao DAN:

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Nota à Imprensa

Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 2017.

A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que na última quarta-feira (1/11) foi encontrada por um pescador, na praia de Ponta Negra, Saquarema – RJ, uma peça correspondente a uma parte do estabilizador vertical da aeronave AF-1B, desaparecida no mar desde o dia 26 de julho de 2016.

Nesta segunda-feira (6/11), um novo item do estabilizador vertical foi recolhido por outro pescador bem próximo da localização da peça anterior.

Mergulhadores e embarcação de apoio da MB foram acionados e realizaram buscas no local, porém nada mais foi encontrado.

Após análises técnicas, foi avaliado que as peças metálicas apresentam indícios de que teriam se desprendido da fuselagem do AF-1B, descartando a possibilidade das mesmas terem sido arrancadas da aeronave durante o recolhimento da rede do pescador.

Os meios da MB permanecem de prontidão para conduzirem as buscas, caso novas descobertas ocorram na área do acidente.

Sair da versão mobile