A aeronave da nova geração de transporte militar A400M da Airbus Military recebeu, em 31 de julho, o seu certificado de Initial Operating Clearance (IOC). Este certificado foi conferido pela Organisation conjointe de Coopération en matière d’Armement (OCCAR), em nome das nações líderes do programa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Turquia e Reino Unido). Este é um marco para o programa A400M, após 10 anos de desenvolvimento e mais de 5.000 horas de voo para fins experimentais.
Esta primeira certificação com base em um padrão militar, é o último passo antes de obter a autorização para a primeira unidade de série, a MSN7, pela Direction Générale de l’Armamento (DGA) e posterior entrega nos próximos dias para a Força Aérea Francesa.
A base comum para a certificação militar foi aprovada no último dia 19 de julho, após uma recomendação feita pelos representantes das sete nações que lançaram o programa e constituem o chamado o Certification and Qualification Committee (CQC). Assim, no dia 24 de julho, a DGA concedeu à Airbus Military, o certificado de uso militar para o A400M.
FONTE e FOTO: Airbus Military