Por Luis Piñeiro
Segundo fontes internacionais inquestionáveis, a Força Aérea Argentina (FAA) está negociando com fornecedores israelenses a aquisição escalonada do sistema de mísseis ar-ar de curto alcance Python-5. Esta operação inclui o fornecimento de elementos e materiais de instrução, treinamento, manutenção e operação do sistema, que inclui uma centena de componentes para aviões de combate da FAA. Os mísseis equipariam principalmente o novo IA-63 Pampa, que já possui equipamentos israelenses, e os A4-AR Skyhawk.
Por outra parte, além de necessitar renovar a obsoleta frota de caças, as capacidades de transporte aéreo estão em causa, a antiguidade e a crescente dificuldade em obter sobressalentes para seus aviões Fokker F-27 e F-28 obriga a Força Aérea Argentina a programar a substituição dessas nobres mas superadas aeronaves.
A aeronave preferida da instituição seria o C-295, da Airbus Military, como tinha manifestado o agora ex-ministro da Defesa Arturo Puricelli nos salões da FIDAE (Chile) e LAAD (Brasil), mencionando que o modelo era o indicado por suas capacidades e características, além de permitir acesso e interoperabilidade com os países amigos que já possuem um bom serviço com o mesmo, como o Chile e o Brasil. A Força Aérea Argentina solicitou formalmente acesso às informações técnicas – operativas desta aeronave e também poder realizar avaliações.
Se aproximam tempos de decisão para o novo ministro da defesa argentino, Agustín Rossi, pois os meios de transporte aéreo da FAA estão chegando a um limite perigoso.
FONTE: Defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DEFESA AÉREA & NAVAL