Força Aérea da Colômbia pretende comprar novas aeronaves multirole e de ataque. Está sendo levado em consideração também a aquisição de aeronaves de alerta antecipado.
Durante os próximos 3-4 anos, a Fuerza Aérea Colombiana (FAC Força Aérea Colombiana) quer finalizar a compra de uma nova aeronave multimissão que irá melhorar suas habilidades de combate. São tidos em conta quase todos os projetos modernos disponíveis no mercado: Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, Sukhoi Su-30, Dassault Rafale, Dassault Mirage 2000, Saab JAS 39 Gripen, e alguns outros. A nova aeronave multirole aumentaria a capacidade da Colômbia para realizar missões de defesa aérea.
Atualmente, a principal força de combate aéreo é composta de 19 de monopostos Kfir C10/C12 TC10 e três bipostos, projetados para o treinamento. Entre 1989-1990, Bogotá adquiriu 12 Kfir C2, imediatamente após partiu para a atualização para a versão C7 e TC7. As modificações incluíram, entre outras, sondas permitem o reabastecimento aéreo pelos B707-373C, em funcionamento desde 1983. Colombianos tenham utilizado principalmente para combater os grupos guerrilheiros. Durante as operações, perdeu dois Kfir.
Em fevereiro de 2008, o governo de Bogotá entrou em um acordo com Israel sobre modernização dos Kfir a versão C10 (de acordo com algumas fontes, C12) a recuperação e modernização de outros 13 aviões versão C7, retirado de serviço da Heyl Ha’Avir (IAF) no final de 2007 – em 2008, para um total de US$ 160 milhões (Entrega de Kfir para a Colômbia , 2009-06-23).
A modernização incluiu, entre outras novidades o radar Elta EL/M-2032, glass cockpit e aviônicos, bem como adaptação para novas armas, incluindo mísseis guiados Python 4, bombas guiadas a laser Griffin, e equipados com novos sistemas de guerra eletrônica. A Colômbia também comprou pods de guiagem Litening e reconhecimento RecceLite. Os trabalhos na modernização de nove Kfir ex-israelense foram feitos em fábricas da IAI, enquanto os outros quatro, aviões operados pela FAC, foram atualizados na Colômbia.
Além disso, a FAC está à procura de uma nova aeronave de ataque para substituir os ultrapassados Cessna A-37 Dragonfly e Rockwell OV-10 Bronco. A lista inicial de candidatos inclui Alenia/Embraer AMX, Aero Vodochody L159 ALCA e BAE Systems Hawk.
Por último, o novo ativo mais importante para a FAC deve ser uma aeronave de alerta antecipado.
Segundo a revista Janes, estava sendo considerado o IAI G550 CAEW.
FONTE: altair.com