O Exército dos EUA optou pelo projeto da Companhia AVX Aircraft para ser incluído no Programa de Helicópteors Demonstrador de Tecnológica Conjunta Multi-Funcional de Alta Velocidade (JMR-TD) .
A AVX, foi formada por veteranos da Bell Helicopter em 2005, e diz que está em negociações com o exército para um contrato JMR-TD, que está previsto para ser concedido em meados de Setembro.
A empresa se junta a Bell e uma equipe conjunta Sikorsky / Boeing para ser selecionada para o programa, que deverá levar ao ínicio da futura aeronave vertical do Exército para substituir o Sikorsky UH-60 Black Hawk e, potencialmente, o Boeing AH-64 Apache em 2030.
“A proposta da AVX oferece as capacidades que o exército quer para a futura frota de aeronaves utilitárias e de ataque a um preço muito atraente”, diz a empresa. Assim como o design Sikorsky/Boeing, o design proposto da AVX é uma máquina equipada com rotor coaxial.
A AVX diz que fez uma parceria com “um número de empresas aeroespaciais experientes para o desenvolvimento do projeto JMR AVX”, que afirma que isso significa um preço mais baixo do que para os projetos dos concorrentes.
Enquanto isso, a Piasecki, outra pequena empresa que está competindo para o negócio do exército, não foi selecionada. “Infelizmente, a Piasecki não foi selecionada para o JMR-TD”, diz a empresa.
A EADS da América do Norte optou por desistir do programa, mas não se sabe se o seu desenho pretendido foi considerado aceitável pelo exército ou não.
FONTE: FlightGLobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval