A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve realiza treinamento de Helocasting

12ª Cia E Cmb L Helocasting Paraibuna 11mar2016 Foto© Rubens Barbosa _MG_04571600

Por Rubens Barbosa Filho

A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª Cia E Cmb L) de Pindamonhangaba-SP, Organização Militar (OM) que compõe a estrutura da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromovel (12ª Bda Inf L Amv), sediada em Caçapava-SP, participou no dia 11 de Março do treinamento de Helocasting com o apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército – Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves (1º BAvEx).

Este treinamento faz parte do processo de aprimoramento e qualificação dos pilotos, tripulantes e equipes de terra no emprego técnico e tático da Aviação do Exército, em missões e operações aeromóveis, que são realizados continuamente pelo 1º BAvEx, que empregou duas aeronaves HA-1 Fennec e duas HM-4 Jaguar, na realização deste exercício.

Cabe ressaltar que o 1º BAvEx empregou neste exercício o Fennec modernizado e um dos HM-4 Jaguar , o EB-5006, é uma das novas aeronaves H225M da versão operacional da Aviação do Exército (AvEx). Esta aeronave dispõe de sensores de alerta e de defesa passivos, como RWS (Radar Warning System), LWS (Laser Warning System), MAW (Missile Approach Warning) e Dispensadores de Chaff/Flare.

A 12ª Cia E Cmb L realizou o adestramento de seus pelotões de Engenharia, componentes da Força de Atuação Estratégica (FAE) do Exército Brasileiro, mantendo elevado o nível de operacionalidade, característica fundamental das OM componentes da 12ª Bda Inf L (Amv), que é uma das Grandes Unidades Operacionais do Exército Brasileiro, é uma das unidades responsáveis pelas operações de segurança durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

NOTA do EDITOR:  O DAN agradece a 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), a 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel e ao 1º BAvEx, que não pouparam esforços para realização desta matéria.

 

Sair da versão mobile