A Marinha Russa está na área da queda do Drone americano. O MQ-9 Reaper foi encontrado no fundo do mar, a 60 quilômetros de Sebastopol, a uma profundidade entre 850 a 900 metros.
“Um ROV descobriu o MQ-9 Reaper a uma profundidade de cerca de 850 a 900 metros. Não muito longe desta zona está o ramo de águas profundas do gasoduto South Stream ”, informou uma fonte. Segundo ele, um navio de guerra russo está vigiando a área onde a aeronave americana teria caído. A zona do perímetro do local do acidente do drone também está sendo protegida. A fonte relata que agora os especialistas estão tomando uma decisão sobre novas ações para retirar o drone do fundo do mar.
A profundidade onde o drone está é bastante grande e, para realizar a recuperação, é necessário usar os meios que foram usados para resgatar os submarinos afundados, disse uma outra fonte. Tais meios estão à disposição das Forças Armadas russas, que agora estão desenvolvendo um plano para a possibilidade da sua utilização efetiva na zona de queda do MQ-9 Reaper.
Segundo um especialista consultado, o “recheio eletrônico interno do drone, assim como seu motor, é de interesse do Ministério da Defesa da Rússia”. Por sua vez, ele observa que “não está descartado um cenário em que as forças dos EUA tentem destruir o drone usando seus próprios meios antes que ele seja elevado à superfície”.
Na quarta-feira (15) o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, disse que o trabalho para resgatar o drone do fundo do mar é necessário e será realizado.
FONTE: FPNS