No período de 25 a 27 de março de 2014, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) organizou, na cidade de Búzios-RJ, a 66ª reunião do Comitê de Apoio Multilateral de Operadores da Aeronave Lynx (MLSC – Multilateral Lynx Support Comitte).
O MLSC é composto por membros de 10 países: África do Sul (Mk64), Alemanha (Mk88A), Brasil (Mk21A), Coréia do Sul (Mk99/99A), Dinamarca (Mk90B), França (Mk4), Holanda (Mk81), Noruega (Mk86), Portugal (Mk95) e Reino Unido (Mk7/8) e as reuniões são realizadas, em caráter de rodízio, em todos os países participantes.
O MLSC tem o propósito de discutir e apresentar soluções para problemas de natureza técnica e logística enfrentados pelos países que operam essa aeronave, bem como ampliar o intercâmbio de experiência nos campos operativo e de segurança de voo.
As dificuldades, de cada país ou coletivas, são apresentadas aos fabricantes da aeronave e do motor como uma demanda do conjunto de operadores. O Brasil é membro permanente do Comitê desde de agosto de 2005 quando houve a assinatura do Memorando de Entendimento pelo Ministério da Defesa, mas já participava das reuniões, inicialmente como observador, desde 1997.
A participação da Marinha do Brasil nesse foro trouxe grandes benefícios à operação das aeronaves Super Lynx, tendo em vista que o compartilhamento de conhecimentos técnicos e a discussão dos aspectos logísticos que refletiram na disponibilidade da frota em âmbito mundial, proporcionando economia de recursos e colaborando para estudos realizados pelas Nações participantes de forma a maximizar e otimizar o emprego da aeronave.
NOTA DO EDITOR: Foi durante um MLSC que ocorreram os entendimentos entre a Marinha do Brasil e a Marinha Alemã para que o DAE da Fragata União ampliasse consideravelmente o poder combatente da aeronave AH-11A Super Lynx, durante a Operação LÍBANO I, com o recebimento, instalação e operação da Metralhadora FN HERSTAL M3M calibre 0.50 pol.