O Cazaquistão receberá gratuitamente da Federação Russa, 5 esquadrões de sistemas S-300.
São sistemas retirados do serviço ativo das forças de defesa aérea da FR. O vice-ministro da defesa da FR, Anatoly Antonov disse que o Cazaquistão receberá 5 esquadrões de sistemas antiaéreos S-300PS de graça. Eles serão retirados das reservas russas. Anteriormente, eles haviam sido retirados do serviço ativo. A composição de cada esquadrão inclui cinco lançadores de mísseis verticais. As entregas devem começar ainda este ano. Não foi especificado quem vai cobrir o custo do serviço de restauração dos sistemas doado ao Cazaquistão.
Sobre o Cazaquistão, foram entregues sistemas S-300 desde 2010. A decisão da compra foi feita durante uma reunião em ministros da Defesa da Rússia e Cazaquistão, Sergei Shoigu e Adilbek Dżaksybekowa.
Os sistemas S-300 fortalecerão não apenas o Cazaquistão, mas também o acordo da Organização de Segurança Comum (ODKB). O respectivo acordo de Moscou e Astana foi assinado em janeiro de 2013. Antonov disse que, para reforçar a defesa aérea do Cazaquistão, há que se olhar o contexto da retirada planejada das forças da OTAN no Afeganistão.
FONTE: Altairnews