Por Guilherme Wiltgen
Em 28 de dezembro de 1977, ocorreu o primeiro reabastecimento em voo (HIFR – Helicopter In-Flight Refueling) realizado por uma aeronave da Marinha do Brasil.
A faina foi realizada pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) com a recém chegada Fragata Defensora (F 41), a cerca de 150 milhas ao largo do Cabo de São Tomé – RJ.
A aeronave utilizada foi o SH-3D Sea King N-3011 (Guerreiro 11), pilotada pelo então Comte. Mario Linhares de Sá Barreto (2P), então Comandante do HS-1, tendo como 1P o Comandante Adílson Vieira de Sá, ex-Comandante do HS-1.
Essa foi a 1ª faina de reabastecimento de helicóptero em voo realizado por uma Marinha do Atlântico Sul, durou cinco minutos, e foram transferidos 1.200 litros de combustível do navio para a aeronave.
Deste dia histórico para nossa Marinha, e de pioneirismo para a Aviação Naval brasileira, ficaram os ensinamentos para os Aviadores Navais de hoje, que executam este tipo de faina regularmente com os navios da Esquadra brasileira, contribuindo para a segurança de voo, possibilitando aos nossos helicópteros reabastecerem em navios que não podem pousar e assim, permanecem “on station” por mais tempo.
NOTA do EDITOR: A foto reproduzida nesta matéria é da publicação Nomar, da Marinha do Brasil, pertencente ao acervo pessoal deste editor.