Bela Vista (MS) – No período de 21 a 25 de junho, o 3º Batalhão de Aviação do Exército realizou a Operação Noctua, que consiste no adestramento de suas tripulações no voo com Óculos de Visão Noturna.
Participaram da operação cerca de 50 militares e 6 aeronaves (2 HA-1 Fennec, 3 HM-1 Pantera K2 e 1 HM-3 Cougar) executando manobras como o rapel, extração vertical (Mc Guire), guincho e maneabilidade da fração de helicópteros.
Na última jornada da Operação Noctua, foi realizada a exfiltração com Óculos de Visão Noturna da tropa do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Pelotão Especial de Fronteira de Caracol para Bela Vista, empregando os ensinamentos colhidos nos dias anteriores em uma missão simulada de combate.
O regresso da operação foi iniciado minutos antes do nascer do Sol, em formação com todas as aeronaves e com destino a Campo Grande, oportunidade em que foi treinada a desconfiguração do Óculos de Visão Noturna em pleno voo.
Cabe destacar que, de forma inédita, o Batalhão Pantera realizou o voo em formação com Óculos de Visão Noturna empregando seus 3 modelos de aeronave, coroando o acolhimento do HM-1 Pantera K2 e HM-3 Cougar, aeronaves habilitadas ao voo com Óculos de Visão Noturna que se somaram ao HA-1 Fennec, modelo que já possuía tal capacidade.
Durante a operação todos os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 foram seguidos.