Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
O 2° BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica ”Batalhão Casimiro Montenegro Filho”, homenagem que evoca os fatos notáveis nacionais, ligados com a história do 2° Regimento de Aviação do Exército, ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, no intuito de manter viva no Exército do presente, as tradições do seu passado.
O 2° BAvEx iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1994, mas comemora o seu aniversário em 14 de março, data esta em que cumpriu a sua 1ª Missão Aérea, prestando apoio a 26ª Brigada de Infantaria Para-quedista.
Quando da sua criação, o então 2° Esquadrão de Aviação do Exército, foi fruto do desmembramento do 1° Batalhão de Helicópteros e teve origem na 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e na Companhia de Comando e Serviço do então 1° Batalhão de Helicópteros.
A partir de 1° de janeiro de 2005, mudou a sua designação de 2° Esquadrão para 2° Batalhão de Aviação do Exército, também conhecido como Batalhão Guerreiro, permanece até os dias atuais com esta designação.
Durante a cerimônia, foram entregues os certificados de horas de voos aos seus tripulantes, que também receberam a bolacha comemorativa dos 20 anos.
Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aviação do Exército.
O 2° BAvEx é comandado pelo TC Fábio Serpa Carvalho Lima.