A atividade se estende até 8 de junho e empregará mais de 200 militares, que exercitarão as funções dos diversos sistemas de Defesa Antiaérea: sistema logístico, de comunicações, de alerta antecipado e de armas.
As aeronaves F-5M Tiger do 1º/14º GAV, H-60L Black Hawk do 5º/8º GAV e o A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV simularão ataques à BACO, que será protegida por Unidades de Tiro de Defesa Antiaérea, com emprego do míssil IGLA-S, de origem russa.
O comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto Queiroz Oliveira, ressaltou sobre a importância do exercício na preparação da tropa para a segurança de grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “Esta é uma oportunidade de se empregar sinergicamente as Defesas Antiaéreas da FAB e do Exército Brasileiro num treinamento único, com economia de meios, podendo-se elevar a capacidade operacional das Forças Armadas participantes na proteção da do espaço aéreo, consequentemente, da sociedade brasileira”, disse o comandante.
O exercício contará também com a participação dos Destacamentos do Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO) e de Porto Alegre (DTCEA-PA), além do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3ºGAAAe) do Exército Brasileiro, sediado em Caxias do Sul (RS).
FONTE: 1º GAAAD