Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou o primeiro dos 82 hekicópteros H145M encomendados pela Alemanha em sua unidade em Donauwörth.
A Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs) nomeou seus novos H145M LKH (Leichter Kampfhubschrauber), traduzindo helicóptero de combate leve.
As missões do helicóptero incluem treinamento, reconhecimento, operações de forças especiais e ataque leve.
“Continuamos sendo um parceiro confiável da Bundeswehr. Entregar o primeiro H145M LKH em menos de um ano após a assinatura do contrato demonstra nosso comprometimento. O H145M LKH será um verdadeiro ativo multimissão para as Forças Armadas Alemãs, apoiando suas missões cruciais”, disse Stefan Thomé, Diretor Executivo da Airbus Helicopters na Alemanha.
Este primeiro helicóptero é dedicado a operações de treinamento e será usado na base do Exército Alemão em Bückeburg. A primeira entrega de um H145M LKH na função de ataque leve para o cliente alemão está programada para 2025, conforme contratado. O treinamento dos pilotos da Bundeswehr começou em agosto deste ano.
Em dezembro de 2023, a Bundeswehr e a Airbus Helicopters assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros H145M (62 pedidos firmes mais 20 opções), o maior pedido já feito para o H145M e, consequentemente, o maior para o sistema de gerenciamento de armas HForce. O contrato também inclui sete anos de suporte e serviços, garantindo a entrada ideal em serviço e suporte.
O Exército Alemão receberá 57 helicópteros, enquanto as forças especiais da Luftwaffe receberão cinco. O H145M é um helicóptero militar multimissão que fornece uma ampla gama de capacidades. Em minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve, com armamentos axial e guiados, e um sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais com equipamento de Fast-Rope.
Os pacotes de missão são abrangentes e incluem capacidades de içamento e carga externa. A versão padrão dos H145M encomendado é equipada com provisões fixas e inclui o HForce, o sistema de gerenciamento de armas desenvolvido pela Airbus Helicopters.
Isso permite que a Bundeswehr treine seus pilotos no mesmo tipo de helicóptero usado para operação e combate.
FONTE: Airbus Helicopters